O Edifício Municipal da Avenida 1.º de Maio, em Mafra, foi requalificado, constituindo um polo multisserviços. A intervenção foi complementada com o arranjo da envolvente e com a construção de uma rotunda, criando uma nova centralidade na entrada da denominada “Vila Velha”, que inclui a sede da Junta de Freguesia de Mafra, nova incubadora de negócios “Mafra Business Factory” e um novo espaço de apoio social “AjuDAR”.

O referido edifício assume, agora, uma tripla função (Poder Local de proximidade; incentivo ao empreendedorismo, criação e fixação de emprego; e prestação de apoio social), pelo que, além dos serviços já citados, integra também o Gabinete de Apoio ao Empreendedorismo, a A2S – Associação para o Desenvolvimento Sustentável da Região Saloia e o projeto “Consigo” – Contrato Local de Desenvolvimento Social 3G de Mafra.

Em complemento à requalificação do edifício, a Autarquia efetuou, ainda, o arranjo urbanístico do espaço público envolvente, delimitado pela Rua Serpa Pinto, Avenida 1.º de Maio e Largo Coronel Brito Gorjão, criando uma praça urbana desafogada e que permite a realização de eventos ao ar livre, em homenagem à sua histórica função de rossio, palco da célebre feira de Mafra durante o século XVI.

Ao nível das acessibilidades, procedeu-se à construção de uma rotunda no cruzamento da Rua Serpa Pinto com a Avenida 1.º de Maio, promovendo a fluidez do tráfego numa das principais artérias.

Nesta cerimónia, o Presidente da Câmara Municipal anunciou que a dinâmica de reabilitação urbana vai continuar na vila de Mafra, enumerando a ampliação do Museu Municipal Prof. Raúl de Almeida, a conclusão do parque de estacionamento da Rua Serpa Pinto, a requalificação da envolvente da Igreja de Santo André, a reabilitação do antigo edifício das Finanças de Mafra para concentração de serviços municipais dispersos na vila e a construção da moderna Unidade de Saúde de Mafra Norte, junto à APERCIM, elevando as condições para a prestação de serviços de saúde à comunidade.