A Associação de Estudantes da Escola Básica e Secundária Gama Barros, do Agrupamento de Escolas D. Maria II, no Cacém promoveu esta manhã de quarta-feira, uma marcha “Estudantes com Abril” para alertar não só para a importância de celebrar o 25 de abril de 1974, mas também para a importância das movimentações estudantis na consolidação da democracia, resultante da Revolução dos Cravos.

Para estes estudantes, “Abril celebra-se na rua, com a paz, com o pão, com a saúde, com a habitação e claro, com a educação”, afirmando desta forma o seu “compromisso para com o associativismo estudantil verdadeiramente preocupado em resolver os problemas da escola pública”.

“É urgente cumprir Abril e garantir uma escola pública, democrática, gratuita e de qualidade, em concordância com a Constituição da República Portuguesa”, pode ler-se.

Para esta marcha de estudantes, foram mobilizados mais de cinco centenas de alunos, professores e funcionários, de várias escolas do concelho de Sintra, numa iniciativa que contou com o apoio da União das Freguesias do Cacém e de São Marcos, que esteve representado pelo presidente Paulo Adrego, mas também elementos do executivo, ainda o Conselho Português para a Paz e Cooperação e a PSP.

O percurso iniciou-se na Escola B/S Gama Barros, seguindo-se as Ruas da Esperança; Ilha Terceira; Elias Garcia; Ilha de São Miguel; do Olival; Ilha Terceira; da Esperança e por fim o regresso às Escola Gama Barros.

Fotografia: UF do Cacém e São Marcos