Costa salienta que «viragem» tem de ser feita com a velocidade certa

O processo de reposição de rendimentos tem de ir na velocidade certa

O primeiro-ministro afirmou hoje que o Orçamento para 2017 será «de continuação da viragem», mas vincou que o processo de reposição de rendimentos tem de ir na velocidade certa, tendo em conta a realidade das finanças públicas.

António Costa falava aos jornalistas após ter estado reunido no Consulado de Portugal de São Paulo com empresários brasileiros e depois de ter recebido ao início da manhã o presidente da FIES (Federação da Indústria Estadual de São Paulo), Paulo Scaf.

Interrogado sobre as condições de estabilidade política previsíveis em Portugal ao longo do próximo ano, num momento em que se aproxima o início da fase de discussão e votação do Orçamento do Estado para 2017, o primeiro-ministro disse que já antes do verão, juntamente com os parceiros de esquerda (PCP, Bloco de Esquerda e “Os Verdes”), foi feita uma avaliação sobre as propostas fundamentais que cada uma das forças tem a apresentar.

De acordo com António Costa, a pouco mais de um mês da entrega da proposta do Governo de Orçamento do Estado para 2017 na Assembleia da República, o seu executivo já conhece quais as condições colocadas pelas diferentes forças políticas que o suportam no parlamento.

“Não há linhas vermelhas, mas sim propostas que uns e outros apresentam – e esse trabalho conjunto está a ser feito com calma”, declarou António Costa.