Jorge Tavares | Valeu, Marega!

Opinião

Marega marcou o golo da vitória, festejou a apontar para o braço e ouviu insultos racistas. Assobiado sempre que tocava na bola, acompanhado de barulhos que imitavam um macaco, decidiu, sair!

Ficam dez minutos de vergonha para a história do futebol português, que pela primeira vez teve um caso mais evidente de racismo e que o mundo viu, registou e repudiou: um jogador a sair de campo, apesar das tentativas dos companheiros e elementos da equipa técnica para ficar. Mas, não ficou!

Saiu!

Vale a pena sublinhar a coragem por nunca ter vacilado a abandonar o jogo de futebol, depois de ouvir insultos racistas e os barulhos a imitar um macaco. Também o carácter, porque já não era um jogo de futebol que estava em causa, mas sobre o que nos define enquanto seres humanos. Marega atingiu o limite que define um homem e a sua dignidade.

Os insultos a Marega abriram a discussão sobre o racismo no futebol português. É que comportamentos intoleráveis numa sociedade aberta e evoluída como a nossa, só nos envergonham e tiram o sono!

Valeu, Marega!