Rui Maximiano: “Há que ter de novo presente as capacidades do povo unido”

Opinião

Rui Maximiano, presidente da União das Freguesias de Almargem do Bispo, Pêro Pinheiro, Montelavar

“Quando na noite de 24 de abril de 1974, as tropas avançaram para a conquista da liberdade em Portugal, tinham em mente que um estado decadente, sem rumo, que obrigava os jovens a participar numa guerra colonial que não lhes dizia nada, que dividia famílias e colocava em causa a vida de um País, tinha de mudar de rumo.

Este movimento, veio trazer profundas alterações na nossa sociedade, permitindo a liberdade de expressão e sobretudo a democracia, o poder nas mãos do povo. A democracia baseada na liberdade, deve ter regras, que não afete o normal desempenho e modo de vida das pessoas, respeitando a sua igualdade e dignidade.

As conquistas de Abril, têm permitido que Portugal e os portugueses, tenham paz, apoio social, educação e um sistema público de saúde, garante de um modo de vida, hoje nitidamente, mais focado com a promoção pessoal e menos com a promoção da comunidade.

Estes novos tempos, após 50 anos da revolução dos cravos, são consequentes dos efeitos da evolução de Portugal, e sobretudo do mundo, a que estamos expostos.

Há que ter de novo presente as capacidades do “povo unido”, condição necessária para garantir a continuidade da liberdade e da democracia conquistada em Abril de 1974, e ninguém deve ignorar o seu valor nesta construção permanente.”

Rui Maximiano