Ricardo Nascimento: “Valorizar o Espaço Público”

Ricardo Nascimento

A valorização do espaço público tornou-se fundamental para fixar as pessoas e incutir-lhes o sentimento de pertença ao local onde vivem. Durante os últimos temos discutido a falta de ligação dos sintrenses com as freguesias urbanas do concelho, seja pela inexistência de espaços de lazer, seja pela comparação com a oferta existentes nos concelhos limítrofes.

Esta falta de sentimento relativamente ao local de residência, agrava-se em zonas de maior densidade populacional, onde os espaços criados e existentes tornam-se insuficientes para tanta procura.

É por isso fundamental apostar na valorização do espaço público, criar zonas de estar e lazer, que permitam às famílias partilharem vivências e experiências. Espaços onde seja possível desenvolver o conceito de comunidade, onde as pessoas queiram estar e não apenas passar, locais onde as pessoas se voltam a encontrar, cumprimentando-se, respeitando-se e interagindo.

Num mundo cada vez mais exigente e desgastante, o nosso porto seguro, para além da família, deve ser a nossa rua, a nossa praceta, o nosso bairro. Mais do que um local onde pernoitamos, deve ser um local onde desfrutamos, vemos os nossos filhos crescer e onde, um dia, também envelheceremos.

Ricardo Nascimento