Avelino Rodrigues | Se é Bom – dá Saúde – traz a Amizade e a Paz

Tenho vindo a falar publicamente sobre temas variados, e mais uma vez fui desafiado a aprender a expor e a interagir para tornar cada vez mais público tudo aquilo que vou aprendendo na universidade da vida.

Em tempos falei sobre intoxicações alimentares onde disse: nós poderemos ser intoxicados quando ingeridos alimentos contaminados por agentes patogénicos (normalmente a fonte está em alimentos deteriorados, reaquecidos ou mal cozinhados) que vão causar uma doença orgânica geralmente limitada (dois a quatro dias), a qual normalmente se manifesta por uma gastroenterite (doença aguda com diarreia e ou vómito) que pode originar um desequilibro sistémico a necessitar de correcção, nomeadamente as desidratações. Mas as intoxicações alimentares também se podem acompanhar de náuseas, cólicas abdominais, podendo até mesmo ter manifestações sintomáticas a nível cutâneo e respiratório, ou ainda vir a manifestar-se por sintomas e sinais ainda mais graves.

Felizmente o organismo humano está preparado com as suas defesas naturais contra muitos agentes patogénicos. A acidez normal do estômago tem uma acção antibacteriana. A doença pode ser o resultado de uma diminuição das defesas ou de um aumento do número de agentes infectantes ou da sua virulência. Há também uma variabilidade individual de resposta perante o consumo de alimentos contaminados.

Doentes com diminuição das suas defesas quando são infectados poderão requerer uma atenção e orientação médica especial.

Mas se ficarmos apenas pela saúde do corpo físico não nos vai levar a atingir os nossos anseios mais profundos. Os loucos são todos aqueles que falam e agem fora do contexto e sem a eficácia saudável social desejada; pois só poderemos falar e interagir entusiasticamente e com alegria quando temos quem nos compreenda para que haja um bem-estar progressivo (com as duas pernas já podemos andar e progredir com estabilidade). Se temos um corpo físico sadio deveríamos saber usá-lo com um bom propósito. Somos afectados para bem ou para mal por tudo o que nos rodeia. Tudo o que de valor existe deverá existir com um bom propósito ou caso contrário não passará de lixo a descartar e a reciclar. Tudo o que é bom deverá vir a ser reconhecido e implantado socialmente para o bem de todos. Quando nós já deveríamos saber que o homem só pode existir em segurança e equilíbrio num ambiente social amigo, a atitude egocêntrica ou ‘grupocêntrica’ e altamente destrutiva – o que é bom deverá ser público e deverá ser para o benefício de todos.

Hoje já vamos tendo alguma saúde física mas hoje se as pessoas certas estivessem no sítio certo já poderíamos viver muito melhor. Os Egocêntricos acabam por fomentar um clima de um grande aprisionamento do qual dificilmente alguns poderão sair em virtude da grande ignorância e ilusões em que a maior parte vai caindo e que a todos acaba por aprisionar.

 

Avelino Rodrigues