O Cardeal D. Manuel Clemente, presidiu ao casamento da Infanta D. Maria Francisca de Bragança com o Dr. Duarte de Sousa Araújo Martins

A Infanta D. Maria Francisca de Bragança, filha de D. Duarte Pio, casou este sábado com Duarte de Sousa Araújo Martins, e terminada a cerimónia, entregou o ramo de noiva à imagem de Nossa Senhora da Soledade, recentemente coroada com privilégio concedido pelo Papa Francisco, adiantou ao SINTRA NOTÍCIAS a Real e Venerável Irmandade do Santíssimo Sacramento de Mafra.

A imagem de Nossa Senhora, exposta com todo o enxoval doado pelos fiéis, à hora da abertura da Real Basílica de Mafra, surgiu com a insígnia da Real Ordem da Rainha Santa Isabel, oferecida por indicação da noiva, a Duquesa de Bragança, D. Isabel de Herédia. 

Segundo afirma a Real Ordem da Rainha Santa Isabel, “esta medalha, de acordo com os Estatutos da Ordem, destina-se a reconhecer relevantes serviços prestados por pessoas singulares ou coletivas, a sua Alteza Real, a Duquesa de Bragança, à Ordem ou aos fins prosseguidos”.

O ramo da noiva foi entregue aos pés da veneranda imagem de Nossa Senhora da Soledade

Instituída em nome da Rainha D. Maria I, a 4 de Novembro de 1801, pelo Príncipe Regente D. João (futuro Rei Dom João VI), a Ordem teve como primeira Grã-Mestra a Princesa D. Carlota Joaquina (futura Rainha Consorte) que atribuiu a condecoração numerosas senhoras Portuguesas, Espanholas e Brasileiras entre 1801 e 1830.

Tratando-se da primeira Ordem Portuguesa exclusivamente feminina, o seu objectivo era distinguir Senhoras Católicas, num número limitado de vinte e seis Damas por serviços à Coroa e a obras de Beneficência ou de Solidariedade Social no espírito da Rainha Santa.

Sendo uma Ordem Dinástica da Casa de Bragança e não uma Ordem de Estado, depois de 1910 continuou a ser conferida pelo último Rei de Portugal Dom Manuel II, no exílio, que a conferiu à sua esposa a Rainha D. Augusta Victória.

Imagens: Real e Venerável Irmandade do Santíssimo Sacramento de Mafra