Toda a equipa de enfermagem do Serviço de Urgência Geral do Amadora-Sintra pediu escusa de responsabilidade, anunciou esta sexta-feira a Ordem dos Enfermeiros (OE). Está em causa a “falta de condições mínimas para assegurar os cuidados adequados e as condições de segurança necessárias aos doentes”.

“Ao todo, são 111 enfermeiros que alertam para a situação vivida no Serviço de Observação, que se encontra sobrelotado, excedendo em muito a sua capacidade de internamentos em maca”, pode-se ler no comunicado da Ordem dos Enfermeiros.

A estrutura dirigida pela bastonária Ana Rita Cavaco explica que o Serviço de Observação “tem capacidade para 29 doentes internados em cama e 11 doentes internados em maca”, mas que, “nesta altura, atingiu o limite de internados em cama e está com 75 doentes internados em maca”.

A situação “tem consequências diretas no tempo de espera dos utentes muito urgentes e urgentes” e na “falta de vigilância” a que os doentes ficam sujeitos.

“É igualmente preocupante o atraso na realização de meios complementares de diagnóstico decorrente desta situação”, acrescenta.