Nuno Afonso candidato ao Chega se André Ventura se demitir

Nuno Afonso, vereador do partido Chega, na Câmara Municipal de Sintra

Nuno Afonso, vereador eleito pelo Chega na Câmara Municipal de Sintra, considera que está na hora de reunir tropas e avançar para uma disputa da liderança do partido de André Ventura. “Se há altura para fazer alguma coisa, é agora”, diz ao Expresso o ex-vice-presidente e ainda vogal da direção do Chega.

O autarca de Sintra admite que para a sua candidatura avançar, seria necessário que Ventura voltasse a colocar o seu cargo à disposição, apenas dois meses depois de ter sido relegitimado no Conselho Nacional da Batalha, por 97,2% dos votos.

Nuno Afonso, o principal rosto da oposição interna, não tem dúvidas de que Ventura devia demitir-se. Não só por “todas estas trapalhadas jurídicas, que são da sua responsabilidade”, mas também por “mentir deliberadamente aos militantes”, justifica.

Nuno Afonso avança para a liderança do Chega se André Ventura se demitir

A eventual candidatura de Nuno Afonso surge depois do Chega ter visto os estatutos do partido chumbados pelo Tribunal Constitucional. O presidente do Chega anunciou esta semana que o Conselho Nacional irá reunir-se a 10 de dezembro para definir “todas as regras” do Congresso, que “previsivelmente” acontecerá em janeiro do próximo ano.