Município de Sintra apoia Centro de Formação de Saúde em Moçambique

Centro de excelência para a Formação e Pesquisa em Saúde do Hospital Central da Beira

Uma antiga “Enfermaria de Malnutrição” foi transformada, três anos depois da catástrofe provocada pelo ciclone “Idai”, num Centro de excelência para a Formação e Pesquisa em saúde do Hospital Central da Beira, em Moçambique. O equipamento que foi inaugurado este mês, contou com o apoio financeiro da autarquia de Sintra, no valor total de 100 mil euros.

Recorde-se, Sintra está desde março de 2009, geminada com a cidade da Beira, uma cooperação entre cidades que incentiva a compreensão mútua e o reforço de laços e entreajuda. É neste sentido que em conjunto com os municípios de Coimbra e do Porto, se uniram forças para minimizar o impacto da catástrofe na saúde pública da região da Beira em consequência do ciclone “Idai”.

O equipamento que foi inaugurado este mês, contou com o apoio financeiro da autarquia de Sintra de 100 mil euros

Foi através da associação portuguesa Health4MOZ, que se dedica à formação de profissionais de saúde, que este apoio se materializou. A Health4MOZ visa também a prestação de cuidados de saúde às populações locais, neste caso no contexto de recuperação após a passagem do ciclone.

O Centro de Formação e Pesquisa em Saúde do Hospital Central da Beira tem como objetivo ser um centro de excelência e de referência no país, fundamental na formação pré e pós-graduada em saúde, na realização de conferências científicas, videoconferências, telemedicina, investigação e simulação biomédica, promovendo assim a partilha de conhecimento entre profissionais de saúde de Moçambique e do mundo.