A Feira das Mercês, uma das mais antigas, emblemáticas e típicas feiras saloias da região de Lisboa, está de regresso à Rinchoa, numa parceria entre as Juntas de Freguesia de Rio de Mouro, de Algueirão Mem Martins e da Câmara Municipal de Sintra, a decorrer no fim de semana de 14 a 16 e de 21 a 23 de outubro.

Já esta sexta-feira, 14 de outubro, Rosinha sobe ao palco, às 22h00 e no sábado à mesma hora, é a vez de Tanya. No domingo 22 de outubro, espetáculo com Jorge Guerreiro; ás 22h00 e a atuação de Grupos etnográficos/ranchos.

No dia 21, a Feira retoma o ritmo musical com a atuação da Banda “Fora de série”, às 22h00, seguindo-se no sábado às 18h00, os Mini Saloios, e pelas 22h00 a atuação em palco do cantor Jorge Guerreiro. No domingo, destaque para a Missa às 15h00 seguida de Procissão em Honra de Nossa Senhora das Mercês.

Durante os dois fins de semana, a Feira as Mercês oferece aos seus visitantes diferentes momentos de diversão e de animação etnográfica saloia, espaços de restauração, bancas de artesanato, divertimentos infantis, carrocéis, jogos tradicionais e outros entretenimentos para todas as idades.

Tradição secular

Com mais de dois séculos e meio de existência, ali acorriam agricultores da região para vender os seus produtos das colheitas hortícolas e frutícolas da época, para comprarem sementes e plantas para as próximas plantações e nem sequer faltava a tradicional feira de gado.

A população, não só da região saloia como também de Lisboa, vinha aqui comprar os bens necessários para as suas habitações e participar na festa religiosa de Nossa Senhora das Mercês. Mas não só. Os solteiros tinham aqui um local de encontro com vista a arranjar futuros casamentos junto ao “Muro do Derrete”, testemunho da importância social desta feira como local de encontro das populações.

“A nossa identidade e a nossa tradição estão vivas” — Raquel Amaral, presidente da JF de Rio de Mouro

“É uma feira tradicional, ex-libris das freguesias de Rio de Mouro e de Algueirão Mem Martins e do próprio concelho de Sintra”, destacou Raquel Amaral, considerando a Feira das Mercês “o expoente máximo da alma saloia”.

A presidente da Junta de Freguesia de Rio de Mouro, sublinha o ambiente de grande animação, diversão e a gastronomia, destacando também a presença dos SMAS de Sintra, no âmbito do alargamento da ação de recolha de biorresíduos em todo o concelho, bem como uma representação da Escola de Recuperação do Património de Sintra. “A nossa identidade e a nossa tradição estão vivas”, sublinha a autarca convidando a população a visitar uma das mais genuínas feiras saloias da região.

“A tradição está de volta e vamos ter dois fins de semana em cheio, com muitas atividades”, reforça Valter Januário, presidente da Junta de Freguesia de Algueirão Mem Martins, considerando que “esta é a feira mais tradicional e típica do concelho”, que termina no último fim de semana com a tradicional Procissão em Honra de Nossa Senhora das Mercês.

“Esta é a feira mais tradicional e típica do concelho de Sintra” — Valter Januário, presidente da JF de Algueirão Mem Martins

Conhecida pelo quadro folclórico que apresentava, quer pela diversidade de produtos, mas também pela algazarra das gentes e dos pregões, das figuras e do garrido dos trajes, onde era possível observar-se as saloias vestidas com roupas coloridas e a rigor. Mudam-se os tempos, mas a tradição mantêm-se.

A gastronomia esteve desde sempre associada às Feira das Mercês, onde é provada a primeira água-pé do ano, come-se a pera parda cozida, após uma refeição de Carne às Mercês ou de Leitão de Negrais, iguarias que poderá saborear durante os dias do evento.

A entrada é livre.

Notícia completa na edição desta semana do Jornal Correio de Sintra