“L’occasione fa il ladro” (1812), de Rossini, sobe à cena no próximo fim de semana, às 21h00, no Centro Cultural Olga Cadaval

A ópera “L’occasione fa il ladro” (1812), de Rossini, sobe à cena no próximo fim de semana, às 21h00, no Centro Cultural Olga Cadaval, no âmbito do Festival de Sintra.

Produção do Festival, a ópera tem direção musical do maestro Pedro Carneiro, encenação de Carlos Antunes, e conta com atuação dos cantores líricos André Henriques, Sandra Medeiros, Marco Alves dos Santos, Cecília Rodrigues, João Sebastião e João Merino, acompanhados pela Orquestra Municipal de Sintra – D. Fernando II.

“L’occasione fa il ladro” (“A ocasião faz o ladrão”) remete-nos para o rifão popular e, segundo nota do Festival, “trata-se de uma história típica do género cómico, uma farsa de enganos e de disfarces, mas com um toque de elegância e graça que a mestria musical de Rossini torna num deleite sucessivo para os sentidos: dois estranhos, Don Parmenione e o Conde Alberto, encontram-se numa pousada perto da cidade de Nápoles e, ao saírem, cada um leva inadvertidamente a mala de viagem do outro”.

O Festival justifica a escolha de uma ópera de Rossini para uma programação dedicada a D. Fernando II, “no quadro cultural da época em que o compositor d’’O Barbeiro de Sevilha’ pontificava na fruição musical em Portugal”.

O Festival de Sintra, sob a direção artística da pianista Gabriela Canavilhas, ex-ministra da Cultura, desenvolve-se este ano sob o tema “Música, a Musa do Rei Artista”, em homenagem a D. Fernando II (1816-1885), que foi o segundo marido da Rainha D. Maria II, e pai dos reis D. Pedro V e D. Luís, tendo-se destacado pela sua proteção às artes, e o empreendedor da construção do Palácio da Pena, na serra de Sintra.