No ano de 2005, a então bicampeã mundial Neymara Carvalho fez correr tinta nos meios brasileiros e portugueses ao competir grávida no Sintra Portugal Pro.

Hoje, 17 anos volvidos e com mais três títulos mundiais no currículo, Neymara, agora com 46 anos, chega a Sintra, para a 26ª edição da etapa portuguesa do Circuito Mundial, sem hipótese de conquistar mais uma coroa (a compatriota Isabela Sousa já conquistou o título o mês passado na África do Sul) mas, possivelmente, muito mais ansiosa pois tem a possibilidade de ver a filha, Luna Hardman, agora com 16 anos, conquistar o seu primeiro troféu mundial. Neste caso, na categoria Pro Junior feminina.

Uma situação cujo simbolismo não escapa a ninguém, sobretudo à própria Neymara, 6 vezes vencedora do Sintra Portugal Pro. “É muito especial. Tenho grandes recordações de vitórias e títulos mundiais nesta praia, e estar aqui a acompanhar a minha filha a dar os primeiros passos na construção de uma carreira, disputando o seu primeiro título mundial é incrível. Nunca imaginei isso.”

A campeoníssima brasileira recorda os dias em que competiu com Luna aninhada no seu ventre e faz a ponte para o presente. “Competi aqui grávida com 5 meses, mas estava bem orientada pela minha médica. Já contei essa história à minha filha e lembro-me muito bem que, na altura, escrevi o nome dela na prancha e focava no prazer e amor que tenho nesse desporto. Hoje estou aqui lutando pelo vice-campeonato.”

E é intimidante ser filha de uma figura com a dimensão de Neymara Carvalho e praticar a sua modalidade?

“Nada de isso. Fico muito feliz de estar buscando o meu próprio caminho e conhecer, agora conhecer mesmo, pela primeira vez, sem estar na barriga da mãe (risos) este lugar onde ela  tem tantas histórias. Vamos em busca do título, mas sem pressão. A minha mãe é uma inspiração, um espelho. Fico nervosa a vê-la competir e sei que ela é a melhor. Tê-la dentro de casa é ter uma mestra cheia de dicas valiosas.”

Refira-se que Luna Hardman está na corrida pelo título mundial pro junior feminino frente à compatriota Isabelli Nunes, ambas a seguir em frente para os quartos de final naquele que foi o quarto dia de Sintra Portugal Pro.

Jornada preenchida pelas três primeiras rondas dos pro juniores masculinos e femininos, mais as terceira e quarta rondas da competição de Dropknee, nas quais não houve surpresas, tendo os candidatos ao título, Amaury Lavernhe e Dave Hubbard, seguido em frente.

Também houve ainda lugar à disputa da terceira ronda da competição de open feminino que garantiu a passagem da portuguesa Mariana Rosa à fase seguinte, onde se vai juntar a Joana Schenker e à campeã nacional Teresa Padrela.

O Sintra Portugal Pro 2022 decorre até domingo na Praia Grande, em Sintra. 

Para mais informações e para seguir o evento em direto, aceda a www.ibcworldtour.com