“É preciso continuar a rir no feminino. Porque somos muitas e temos tanto a dizer”

A comediante Mónica Vale de Gato, oriunda de Algueirão-Mem Martins, vem, no próximo dia 8 de julho, apresentar o seu primeiro espetáculo a solo – “Demasiado” – no Centro Cultural Olga Cadaval.

Em entrevista ao jornal Correio de Sintra, a comediante falou sobre o espetáculo e o seu papel enquanto mulher na comédia.

“Ainda há uma grande resistência à comédia no feminino”

Mónica Vale de Gato


Há uns anos, Mónica fez referência ao facto de homens e mulheres comediantes serem vistos de forma diferente, apesar do número cada vez mais crescente de mulheres a subirem aos palcos.

“Ainda noto muito isto. Não nos meus espetáculos, porque são pessoas habituadas ao humor no feminino. Mas a verdade é que ainda há uma grande resistência à comédia no feminino. E apesar de sermos tantas, existem imensos espetáculos de comédia com um cartaz 100% de homens ou só com uma Mulher no meio de tantos comediantes homens (meio que para preencher a quota e parecer bem). Enquanto formos abafadas, o publico não irá aprender a rir connosco. É preciso continuar a rir no feminino. Porque somos muitas e temos tanto a dizer!”; concluiu.