Bruno Parreira, vice-presidente da Câmara Municipal de Sintra

“É o nosso grande desafio e trabalho, lançar a semente da curiosidade intelectual junto das nossas crianças e dos nossos jovens”, referiu Bruno Parreira, vice-presidente da Câmara de Sintra, na sessão de abertura, dos 30 anos da Mostra de Teatro das Escolas de Sintra, iniciativa da autarquia em parceria com a companhia de teatro Chão de Oliva.

Segundo o autarca, “muitos jovens poderão não ter nenhuma ocupação ligada ao teatro, mas vão mais ricos para tudo aquilo que venham a fazer no seu futuro e, para tal, é importante que tenhamos a capacidade de oferecer na rede de escola pública e na cultura do concelho, ofertas como a Mostra de Teatro”.

A Jornada de Teatro e Educação, que decorreu esta quinta-feira, no Centro Cultural Olga Cadaval, foi composta por três painéis, com debates e testemunhos de participantes, e um workshop realizado por Maria Gil, dedicado às práticas artísticas e colaborativas para o desenvolvimento de projetos em contextos formais e não formais.

A Mostra de Teatro das Escolas de Sintra resulta de uma parceria entre a autarquia e a companhia de teatro Chão de Oliva, Centro de Difusão Cultural em Sintra. Através da expressão dramática, esta iniciativa pretende desenvolver competências tanto nos alunos, como nos seus educadores.

Além da apresentação dos trabalhos finais de cada grupo participante, o programa aposta na formação dos seus educadores, professores, monitores de ATL e responsáveis pelos grupos de teatro das escolas da rede pública e privada do concelho de Sintra.