“A música é um símbolo de união, é um símbolo de amor, é um símbolo de partilha”, foi desta forma que o maestro Cesário Costa apresentou, no final do concerto da Orquestra Municipal de Sintra esta tarde no Centro Cultural Olga Cadaval, o momento em que se tocou o hino nacional da Ucrânia.

O momento emocionou a plateia, que contou com presença de Basílio Horta, presidente da Câmara Municipal de Sintra, “num gesto solidário com o povo ucraniano”, segundo palavras do maestro Cesário Costa.

A Orquestra Municipal de Sintra D. Fernando II apresentou, neste concerto, uma das mais populares e interpretadas sinfonias de Beethoven, a Sinfonia Nº 7. Nesta sinfonia para além do brilhantismo usual de Beethoven, o segundo andamento assume particular destaque pela sua força emotiva e dramática.

Em Portugal, João Domingos Bomtempo, contemporâneo de Beethoven, revolucionava a estética musical de então assumindo-se como percussor do romantismo nacional, a exemplo disso a sua Musica di Ballo apresentado em estreia moderna neste concerto. 

A Orquestra Municipal de Sintra – D. Fernando II é um projeto único a nível nacional que pretende permitir a fruição da grande música clássica em todo o território do concelho de Sintra.