O Município de Sintra vai valorizar os seus produtores e produtos locais e endógenos através da criação da marca “Made in Sintra”, numa iniciativa que envolve a Câmara Municipal e a Associação empresarial local e que aposta na certificação e atribuição de selos de qualidade. Músicos e desportistas sintrenses juntam-se à iniciativa como embaixadores da região.

Este projeto inédito é uma estratégia que pretende contribuir para a dinamização, produção, transformação e comercialização dos produtos regionais, mobilizando agentes económicos de Sintra na defesa daquilo que  é produzido no concelho, nas mais diversas áreas de atividade.

Os primeiros três certificados de qualidade foram entregues esta quinta-feira, no Palácio Valenças em Sintra, premiando a Casa Piriquita, fundada em 1862 e conhecida pelos seus doces regionais, também os Vinhos de Colares, representados pela Adega Regional de Colares e a Azulcer – Cerâmica, empresa sediada em Casal de Cambra, direcionada para a produção de azulejo tradicional português, disponibilizando para o mercado peças cerâmicas em todas as cores e formatos.

“Estamos no bom caminho, porque a economia tem de ser baseada na qualidade, inovação e na boa mão de obra” refere Basílio Horta, considerando que o “Made in Sintra” tem que seguir no “caminho de desenvolvimento económico e social do país”, destacando o concelho como “um dos motores do desenvolvimento sustentável de que o país precisa”.

Para o presidente da Cãmara de Sintra, o ‘Made in Sintra’ representa para o concelho uma economia com produtos de qualidade, que merecem ser assinalados. “Reforçar a dinâmica e resiliência económica do segundo maior concelho de Portugal”, destaca Basílio Horta, a propósito da parceria, lembrando que a união entre “o tecido produtivo, empresarial e económico” permite não só colocar Sintra como um símbolo de qualidade das suas pessoas e dos seus agentes, como levar os seus produtos a todo o mundo.

Recorde-se, o “Made in Sintra” é uma marca de divulgação dos produtores e dos produtos locais, únicos no país e no mundo, que reúne as queijadas, os travesseiros e doçaria existentes por todo o concelho, os vinhos, o leitão de Negrais, o queijo fresco, o pão, a framboesa, os cogumelos, a cerveja artesanal, o gin, o mel, o azulejo, o mármore, o artesanato, entre outros.

”Sintra é um concelho com produtos de muita qualidade, que são conhecidos do público em geral, mas não identificados por produtos de Sintra”, destacou por seu turno Paulo Veríssimo, Paulo Veríssimo, responsável pelo projeto no âmbito da AESintra – Associação Empresarial do Concelho de Sintra, considerando que o “segredo não é, nem nunca foi a alma do negócio. O segredo está na partilha do conhecimento e das experiências, nas sinergias, no foco e no sentido de oportunidade”.

Segundo o responsável, “esta marca é o chapéu de divulgação dos produtos locais de uma região, que tão bem expressam a nossa cultura e os nossos saberes ancestrais” acrescenta Paulo Veríssimo, que pretende desta forma “torná-los uma família sintrense”, dando-lhe visibilidade e reconhecimento.

O arranque da campanha para a união de produtores e empresários de Sintra iniciou-se no início deste mês de janeiro e junta, entre outros nomes locais e nacionais, os músicos Luís Represas e Mónica Sintra, Francis Obikwelu (recordista nacional e medalha olímpica), Frederico Gil (tenista do ATP), Filipa Cavalleri (atleta olímpica do judo), Marco Fortes (atleta olímpico do lançamento do peso), Bruno Coelho (campeão da Europa e do mundo de futsal), Marco Caneira (ex-jogador de futebol) como embaixadores da marca e na defesa da qualidade em detrimento da quantidade, a unicidade em contraposição às massas, onde o artesanal supera o industrial e onde a tradição pede para ser retomada e valorizada.

A união entre agentes económicos de Sintra é mais um passo para a valorização do concelho e uma oportunidade para o reforço de parcerias num período pós pandemia, fomentando e incentivando o consumo dos produtos locais, por forma a que os pequenos produtores e empresas escoem os seus produtos únicos.

A “marca Sintra”, os seus produtos e paisagens são não só uma referência reconhecida a nível nacional como além-fronteiras e através desta parceria que une a autarquia e a associação empresarial são valorizadas as tradições e as suas pessoas, os seus produtos, acrescentando-se também valor à economia local.

O projeto está aberto a todos os produtores e empresários de Sintra que queiram inscrever-se através da plataforma www.madeinsintra.pt 

Notícia completa no Jornal Correio de Sintra: