Governo confirma recomendação para isolados votarem ao final do dia

Depois do parecer do Conselho Consultivo da Procuradoria-Geral da República (PGR), que permitiu que cidadãos em isolamento profilático ou infetados possam sair dos locais onde estão a cumprir o confinamento para ir votar, o Governo confirma a recomendação para que quem estiver confinado vote entre as 18h00 e as 19h00 no dia 30 de janeiro.

As ministras Mariana Vieira da Silva e Francisca Van Dunem explicaram hoje, depois da reunião de Conselho de Ministros, quais as recomendações que o Executivo aprovou, uma “resolução” para que quem estiver infetado ou em isolamento no dia das eleições possa exercer o seu direito de voto.

A ministra da Administração Interna confirmou a recomendação para que os cidadãos nestas condições votem ao final do dia.

“Governo recomenda que as pessoas que não estão confinadas votem durante o período entre as 08h00 e as 18h00, e quem se encontra em confinamento vote entre as 18h00 e as 19h00. Essa é do nosso ponto de vista a melhor forma de harmonizar os dois interesses: o exercício a direito ao sufrágio e que o façam em absoluta segurança“, anunciou, Francisca Van Dunem

A ministra aproveitou para deixar um apelo a todos os eleitores: “Para garantirmos a segurança de todos, as pessoas devem ter a preocupação de observar as regras de proteção, as regras gerais que todos conhecemos: etiqueta respiratória, uso de máscara obrigatório, higienização das mãos, distanciamento, levarem esferográfica individual. Todo este conjunto de medidas devem ser reforçadas e adotadas por todos porque isso ajuda na proteção“.