Amália Alface (CDU) candidata à freguesia de Algueirão-Mem Martins

Amália Alface, candidata da CDU

Amália Alface é a candidata da CDU à Assembleia de Freguesia de Algueirão-Mem Martins, no concelho de Sintra, nas eleições autárquicas de 26 de setembro.

Intervenção da candidata na
apresentação de candidatura

(…) “Não nasci nesta freguesia, mas há 44 anos que resido em Mem Martins, localidade onde cresci e tenciono envelhecer.
A acentuada degradação das condições de vida da população de Algueirão-Mem Martins impeliu-me a abraçar este desafio, numa tentativa de mudança das políticas que imperam no concelho de Sintra, em particular na freguesia de Algueirão-Mem Martins.
Esta mudança, necessária e urgente, só é possível com trabalho, determinação e empenho de todos nós.
A CDU é a força política que se distingue em todo o país pela competência, honestidade e dedicação à causa pública, com que luta e trabalha sempre em prol da melhoria das condições de vida das populações.
Em Algueirão – Mem Martins não é exceção, integrando na sua lista mulheres e homens, jovens estudantes, trabalhadores e reformados com conhecimento e experiência nas mais variadas áreas da sociedade civil, institucional e laboral. Gente que se dedica com profundo interesse e vontade de contribuir com ideias e propostas para uma freguesia onde dê gosto viver e trabalhar.
Fruto desta dedicação e proximidade com as populações surge o programa eleitoral que apresentamos, para o qual contribuíram eleitos, apoiantes e amigos da CDU, bem como fregueses que participam denunciando problemas e propondo soluções para a sua freguesia.
Com a CDU continuaremos a lutar por uma freguesia ao serviço da população, por isso defendemos:
➡️ a colocação de mais médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares para o novo Centro de Saúde, porque apenas instalações novas não basta.
A inauguração das novas instalações do Centro de Saúde, feita à pressa, sem ter sido acompanhada dos meios humanos necessários à prestação de cuidados de saúde, ainda veio agravar uma situação já de si, em agonia.
Ao longo dos tempos o Centro de Saúde de Algueirão-Mem Martins foi perdendo valências ao nível de consultas de especialidade, nomeadamente ginecologia, pediatria, saúde oral, entre outras, o que em muito contribui para o aumento de afluência de utentes ao Hospital Amadora Sintra.
E, como se não bastasse, até os cuidados de saúde primários são inacessíveis a grande parte da população, por impossibilidade na obtenção de consulta em tempo útil.
É de todo inaceitável que cerca de 31 mil utentes não tenham médico de família, tendo de se sujeitar a esperar horas a fio, em pé, ao frio ou ao calor na esperança de conseguir obter uma consulta – o que nem sempre é conseguido. Pois, para este universo de utentes apenas existem 7 médicos, podendo ainda, ser desviados para a vacinação COVID-19
No dia 1 do presente mês estive 4 horas na extensa fila até obter senha, e mais 2 horas até conseguir marcar consulta a longo prazo. Durante todo esse tempo presenciei situações de completa desumanidade – pessoas com dificuldades motoras obrigadas a esperar horas.
A situação da UCSP de Algueirão-Mem Martins é reveladora do completo desinteresse do Governo PS. E, prova disso é, que em 30 de abril último, O PS votou contra a Moção sobre a Saúde, apresentada pela CDU em Assembleia de Freguesia, alegando o Presidente que nunca estamos satisfeitos – nem agora, que temos instalações condignas.
Perante esta postura, podemos concluir que para os eleitos do PS o problema da saúde na freguesia ficaria resolvido apenas com as novas instalações, sendo irrelevante a falta de profissionais.
Mas, estranhamente, parece que o Senhor Presidente da Junta mudou de opinião, tendo emitido um comunicado à população sobre a sua intervenção na Assembleia Municipal, onde reconheceu o problema.
Perguntamos nós. Reconheceu mesmo???
Ou é apenas uma manobra política, face à proximidade das eleições?
Agora, para mostrar a sua suposta preocupação criou um endereço de e-mail, sugerindo aos utentes que usassem esta via para exporem os problemas existentes UCSP de Algueirão-Mem Martins.
Isto só demostra que o Presidente bem como todo o executivo da Junta e restantes membros da Assembleia de Freguesia do PS não têm qualquer ligação aos utentes do Centro de Saúde, não se inteirando diretamente da situação da Saúde nem de qualquer outro assunto que à população respeita. Porque se assim fosse não seria necessário fazer tal comunicado.
Seria expectável que estivesse atento ao que se passa na freguesia ouvindo a população. Essa devia ser a sua função, e não manipular os utentes, assumindo uma suposta boa vontade, ao canalizar para si a gestão das reclamações relacionadas com o Centro de Saúde.
Gerir as reclamações da área da Saúde não é certamente competência do Presidente da Junta de Freguesia.
Este tipo de reclamações deverá ser feito em sede própria – no Centro de Saúde ou diretamente para as Autoridades de Saúde competentes.
Esta ideia descabida do Presidente só poderá servir dois propósitos:
1º- evitar que os utentes peçam o livro de reclamações no Centro de saúde, com direito de resposta;
2º- esperar que seja pouco utilizado (mascarando os números), uma vez que a maioria dos utentes é idosa e sem acesso a meios informáticos.
E, desta forma, desvia-se a atenção dos utentes e faz-se um brilharete eleitoral.
Ainda no sector da Saúde e sendo o direito a cuidados de saúde constitucionalmente consagrado, compete ao Estado efetiva-lo, E, isso só é possível com um Serviço Nacional de Saúde robusto. Se dúvidas existissem, a situação de pandemia que vivemos vem provar inequivocamente o quão necessário é o Serviço Nacional de Saúde – se dependêssemos dos serviços de Saúde privados a maior parte da população morria sem ter acesso a cuidados de Saúde.
Por isso camaradas e amigos, na permanente defesa do SNS continuamos a defender a construção de um Hospital público no concelho de Sintra, com 300 camas e todas as valências necessárias para servir um concelho tão vasto e populoso.
Sendo a freguesia de Algueirão-Mem Martins, densamente povoada, não podemos deixar de reivindicar melhores condições para os que aqui habitam e trabalham, pelo que defendemos:
➡️ a criação de uma rede de assistência à 3ª idade, indispensável na nossa freguesia para uma melhor qualidade de vida da população sénior.
➡️ uma maior oferta de Creches e Jardins de Infância que dê cobertura às necessidades da população.
➡️ o alargamento dos horários de funcionamento da Casa da Juventude e a sua dinamização;
➡️ a criação de equipamentos desportivos e culturais bem como a requalificação dos já existentes;
➡️ a reconversão do Mercado da Tapada das Mercês em Loja do Cidadão e delegação de serviços da Junta de Freguesia e outras valências;
➡️ a reabertura da dependência da Caixa Geral de Depósitos na Tapada das Mercês, bem como do Posto de CTT
Com a CDU continuamos a lutar por uma freguesia onde dê gosto viver.
Perante a densidade populacional da freguesia torna-se urgente a criação de espaços de descompressão de maior dimensão – uma rede de estruturas verdes- nas periferias da Freguesia, com zonas pavimentadas e arborizadas que integrem uma política de espaços verdes e de fruição de desportos ao ar livre.
Por isso propomos:
➡️ a requalificação total do espaço da ribeira junto à Rua Rio da Azenha e a construção de parques urbanos de grandes dimensões na Quinta da Marquesa e junto à Bacia de Retenção (Piscinas de Ouressa/Parque Ferroviário da CP);
➡️ a construção de um parque/área de lazer no centro da freguesia;
➡️ a criação de um polo da Biblioteca em Mem Martins;
➡️ a requalificação do espaço da Feira das Mercês em parceria com a Freguesia de Rio de Mouro
➡️ O Núcleo Urbano junto à estação está muito degradado, por isso propomos a criação de programas de apoios aos proprietários de forma a acabar com degradação de vários edifícios. Assim como:
➡️ o reforço da iluminação e segurança pública;
➡️ a requalificação e melhoria da limpeza de passeios e ruas e
➡️a colocação de barreiras de insonorização ao longo da linha férrea nas zonas urbanizadas;
➡️ a construção de parqueamentos gratuitos junto da Estação Ferroviária de Algueirão-Mem Martins;
➡️ a melhoria das condições das paragens de autocarro e praça de táxis de Mem Martins;
➡️ o reforço das medidas de proteção de peões, nomeadamente junto às escolas e parques;
➡️ a requalificação da Estação Ferroviária e da zona envolvente;
➡️ a construção de acessibilidades alternativas ao IC19;
➡️ a eliminação das portagens da A16;
➡️ a criação de um acesso pedonal entre a Cavaleira e a Portela de Sintra
➡️ o reforço das carreiras de autocarros nas localidades mais afastadas do centro da freguesia, nomeadamente nas ligações ao Centro de Saúde e Escolas;
A CDU, sempre atenta à população e às suas necessidades, propõe ainda:
➡️ valorizar e defender iniciativas da população na criação de espaços de lazer e desporto, como por exemplo o Skate Park – espaço criado e muito utilizado por jovens da freguesia que aí praticam desportos radicais;
➡️ apoiar a actividade das associações de carácter socio-cultural, desporto e lazer
➡️ apoiar as diferentes Comunidades de forma a promover a multiculturalidade na freguesia
➡️ promover as actividades ao ar livre, privilegiando os espaços públicos da freguesia
➡️ fomentar as iniciativas dirigidas aos reformados, pensionistas e idosos
➡️ promover iniciativas de desporto adaptado
➡️ colaborar com Associações, Comissões e outras estruturas de moradores
➡️ apoiar e colaborar com a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Algueirão-Mem Martins
➡️ valorizar os trabalhadores garantindo vínculos efectivos para postos de trabalho permanentes
São estas algumas das nossas propostas.
Com o empenho e dedicação de todos, lutaremos por melhores condições na freguesia de Algueirão-Mem Martins”.

Amália Alface

Candidatos:

– Valter Januário | PS
– Margarida Brígido | PSD/CDS-PP/A/MPT/PDR/PPM/RIR
– Amália Alface | CDU
– Filomena Galvão | BE
– Nuno Machado | Chega
– João Santos | IL
– Miguel Bento | Livre
– Camilo Vasco Soveral | PAN