No dia em que se assinalaram três meses da morte de Jorge Coelho, [7 de abril], os comentadores da Circulatura do Quadrado, na TVI/TSF, inauguraram um banco de jardim, virado para ao mar, na Praia Grande em Sintra, “em memória de Jorge Coelho”.

Carlos Andrade, Pacheco Pereira, Lobo Xavier e Ana Catarina Mendes quiseram assim, prestar homenagem ao histórico socialista, que faleceu a 7 de abril de 2021.

“Queríamos que junto ao mar, – que Jorge Coelho tanto gostava -, existisse um banco e uma pequena placa, como testemunho da nossa amizade”, disse o jornalista Carlos Andrade, ontem na abertura de emissão de mais um programa.

“A ideia era fazer uma coisa sóbria, de memória e que servisse terceiros, como certamente o Jorge Coelho ia gostar. Diante do mar, um banco onde as pessoas se podem sentar, sem necessariamente saber quem foi Jorge Coelho, usufruindo um sentimento bonito diante do mar”, acrescentou Pacheco Pereira, mentor da ideia, apresentada e concretizada com o apoio da Câmara Municipal de Sintra.

“A morte pode levar o homem. Mas não a obra e a sua memória. Sejamos nós capazes de honrar os valores que Jorge Coelho sempre defendeu e difundiu. Que saibamos perpetuar esse legado para que a sua obra e a sua memória permaneçam bem vivas entre nós”, escreveu esta manhã Basílio Horta na sua página de facebook.

“Neste banco, aqueles que, por qualquer razão com ele se cruzarem, terão aqui uma oportunidade de dele se recordarem. Jorge Coelho, era um homem que fazia amizades”, sublinhou Pacheco Pereira.

“Há tristeza de facto! Não é só pela surpresa da morte, mas pela circunstância de ser um homem que cultivava um sentimento antigo, que é o sentimento da amizade. Como quem respira!”, notou Pacheco Pereira em nome de “os amigos” da equipa de comentadores.

Recorde-se, Jorge Coelho fez parte durante mais de 15 anos e 500 programas do programa Circulatura do Quadrado, um espaço de comentário, de crítica e reflexão e presidia também ao Conselho Estratégico Empresarial de Sintra.

[Notícia corrigida]
Fotografia destaque: Paulo Adrego