José Fontes homenageado na abertura Festival Internacional de Piano de Oeiras

José Fortes, um dos técnicos de som mais importantes da música portuguesa e produtor, que se distinguiu no domínio da música no país, vai ser homenageado.

4ª edição do Festival Internacional de Piano de Oeiras

O recital inaugural da 4ª edição do Festival Internacional de Piano de Oeiras, agendado para este domingo, 27 de Junho, às 18h00, vai homenagear José Fortes, um dos técnicos de som mais importantes da música portuguesa e produtor, que se distinguiu no domínio da música no país e no concelho de Oeiras, sucedendo a Mário de Carvalho, Jorge Moyano e José Atalaya, distinguidos pela organização nas edições anteriores.

José Fortes nasceu a 16 de Fevereiro de 1943. É um dos técnicos de som mais conceituado da música portuguesa, célebre pelo número de artistas famosos que gravou durante os anos 60, 70 e 80 e pela qualidade das suas gravações.

Com centenas de discos, gravações de espetáculos e concertos ao vivo e recolhas de carácter etnográfico fazem parte do seu currículo e nele constam nomes como Carlos Paredes, José Afonso, Carlos do Carmo, José Mário Branco, António Victorino D’Almeida, ou António Pinho Vargas. Ecléctico, tanto se dedicou ao folclore como produziu por exemplo, os Mão Morta. A música erudita é uma também uma das suas paixões.

Atualmente faz gravações por conta própria com um estúdio móvel montado numa carrinha, dedicando-se principalmente à gravação de música clássica em igrejas ou em acústicas adequadas.

Inegavelmente uma referência nacional no que toca ao som, José Fortes foi considerado em 2014, pela revista Blitz, como um dos 30 maiores produtores da música em Portugal e é também a figura escolhida para a homenagem merecida no âmbito da 4ª edição do Festival Internacional de Piano de Oeiras.

A edição deste ano do Festival Internacional de Piano de Oeiras (FIPO), que regressa ao formato presencial, depois de uma edição totalmente online em 2020, resulta de uma parceria entre a Academia de Música Flor da Murta e a Câmara de Oeiras. 

Com a sala já esgotada, Teresa da Palma Pereira, sobe ao palco do Auditório Ruy de Carvalho este domingo (27 de Junho) pelas 18h00.

O evento que se estende até 1 de Agosto, conta com a presença de vários pianistas de craveira mundial e também com masterclasses (jovens pianistas).  

Os recitais terão lugar aos domingos, sempre às 18h00. A entrada é gratuita, mas, para assistir ao recital, é necessário reservar o bilhete através do site do FIPO, em https://www.fipoeiras.com/, uma vez que as reservas estão sujeitas à lotação da sala, para garantir a necessária distância social de acordo com as normas da DGS.