Marcelo pede “sensatez durante a semana da Páscoa”

O chefe de Estado considera que a evolução da pandemia de Covid-19 será determinante para o levantamento do estado de emergência e de restrições.

“Um desconfinamento bem sucedido exige testar, rastrear e vacinar mais e mais depressa”, afirma Marcelo Rebelo de Sousa, em declaração ao país na sequência da aprovação da renovação do estado de emergência pelo Parlamento, com votos a favor de PS, PSD, CDS-PP e PAN e a abstenção do BE.

O Presidente da República, pede “sensatez durante a semana da Páscoa” e que se evitem ajuntamentos.

“Estamos mais perto que nunca, mas ainda não chegámos à meta que desejamos, um verão e um outono que representem mesmo o termo de mais de um ano de vidas adiadas, atropeladas, de vidas desfeitas”, disse Marcelo Rebelo de Sousa, já a pensar no próximo desafio: “reconstruir tudo aquilo que a pandemia destruiu”.

“Quanto mais depressa as restrições possam ser levantadas, mais depressa se pode abrir caminho ao fim do estado de emergência o que, como percebem, é o desejo do Presidente da República”, diz.

“São apenas algumas semanas, que podem ser muitos meses e anos. Comecemos pela Páscoa. Portugal merece-o”, disse Marcelo Rebelo de Sousa.

O Presidente da República falava ao país após a renovação do estado de emergência até 15 de abril.

[em atualização]