Portugal suspende administração da vacina da AstraZeneca

As autoridades de saúde de Portugal anunciaram esta segunda-feira a suspensão da vacina da AstraZeneca para a Covid-19, como medida de precaução.

A par de vários países europeus, Portugal também suspendeu temporariamente, esta segunda-feira, a administração da vacina contra a Covid-19 da AstraZenaca por motivos de “precaução” e “saúde pública”.

A decisão foi anunciada esta noite, durante uma conferência de imprensa, que contou com a presença da diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, do presidente do Infarmed, Rui Ivo, e do coordenador da task-force para a vacinação, Henrique Gouveia e Melo.

Rui Ivo informou que o uso da vacina foi suspenso “tendo por base a aplicação do princípio da precaução e saúde pública”, uma decisão que surge após vários países europeus também já terem suspendido a administração desta vacina devido a relatos de aparecimento de coágulos sanguíneos em pessoas vacinadas.

“Se foi vacinado, mantenha-se tranquilo” [Graça Freitas]

Graça Freitas sublinhou que “apesar das reações adversas serem extremamente graves, também são extremamente raras”, lembrando ainda que não há dados científicos sobre se há uma correlação entre a vacina e as reações adversas. 

“Apesar das reações adversas serem graves, são extremamente raras”, declarou a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas. A responsável pela DGS diz que estão notificados apenas alguns casos e já foram administradas 17 milhões de doses na Europa.

E quem tomou a primeira dose?

Questionada sobre as pessoas que já tomaram a vacina da AstraZeneca no país: “Se foi vacinado, mantenha-se tranquilo. Como disse, estas reações são extremamente raras e no nosso país não foram encontrados casos semelhantes aos que foram noutros países”.

Em caso de “mal-estar persistente, durante alguns dias, sobretudo se esse mal-estar for acompanhado de nódoas negras ou hemorragias cutâneas, não hesite e consulte um médico”, sublinhou a diretora-geral da Saúde.

Com a suspensão da administração da vacina da AstraZeneca, o plano de vacinação vai atrasar “cerca de duas semanas”, adiantou o coordenador da task-force para a vacinação contra a covid-19, Henrique Gouveia e Melo.

[em atualização]
Imagem: Estado de Minas / BR