Unidade de Saúde de Colares vai ser ampliada

A Câmara de Sintra abriu concurso público para a empreitada de ampliação da Unidade de Saúde de Colares, num investimento por parte da autarquia na ordem dos 197 mil euros.

Centro de Saúde de Colares

A ampliação do atual edifício resulta da necessidade de dar resposta à carência nesta área da saúde “sendo intenção da autarquia e em colaboração com a ARS de Lisboa e Vale do Tejo, promover os procedimentos necessários para a concretização deste investimento”, pode ler-se em nota de imprensa.

Por outro lado, o atual edifício em Colares, necessita de outras melhorias, ao nível de pinturas, pavimentos e repor condições técnicas exigíveis, como criar uma rede de residuais domésticos com ligação à rede pública eliminando as fossas existentes.

“A Câmara de Sintra tem seguido uma estratégia de grande determinação para recuperar as décadas perdidas no setor da saúde, mas é um esforço fundamental para todos os que vivem e trabalham em Sintra”, sublinhou Basílio Horta, presidente da autarquia.

A falta de condições de funcionamento do Centro de Saúde de Colares, é também uma preocupação do presidente da Junta, Pedro Filipe, que em entrevista recente ao jornal Correio de Sintra e ao SINTRA NOTÍCIAS, manifestou a sua preocupação. “Sempre foi pequena! É mínimo, para servir a população. Como está, é um caos. Muitas vezes as pessoas têm que aguardar na rua pelo atendimento. A sala de espera é muito pequena, o mesmo acontecendo com os  consultórios médicos que são pequeníssimos. Pior, muitas vezes são os médicos que descem as escadas e prestam atendimento na rua, porque o elevador está avariado e os mais idosos não conseguem subir as escadas”, desabafa o autarca. “É tão pequeno que não permite sequer, reforçar a equipa médica, imagine-se”, desabafa Pedro Filipe.

De salientar que a Câmara de Sintra desenvolve um programa na área da saúde, cujo investimento de oito milhões de euros abrange a construção de cinco novos centros de saúde: Queluz, Agualva, Sintra e Almargem do Bispo, que já se encontram em funcionamento e em fase de conclusão de obra, o Centro de Algueirão-Mem Martins.

Entretanto, já foi lançado o concurso público internacional, para a construção do novo Hospital de Proximidade de Sintra.


Fotografia: Vitalino Cara D’Anjo