Frio mantém Portugal em alerta amarelo

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera vai manter Portugal continental e parte da Madeira em aviso amarelo até terça-feira devido à "persistência de valores baixos da temperatura mínima".

Frio

O frio e o mau tempo vão manter-se até terça-feira, dia 12 de janeiro, avisa o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). O frio irá continuar em Portugal. Prevê-se vento forte no litoral e terras altas, formação de gelo ou geada, em especial no interior, e precipitação na região Sul e queda de neve a cotas baixas.

Os 18 distritos do continente vão continuar com aviso amarelo, devido a temperaturas mais baixas. Também com aviso amarelo está a Região Autónoma da Madeira, onde apenas a costa sul da ilha irá manter temperaturas adequadas e por isso está com aviso verde.

Segundo o IPMA, o alerta amarelo para a Madeira está associado à previsão de neve nos pontos mais altos da ilha que poderá condicionar a circulação em algumas zonas e até provocar danos em árvores. Já nos Açores, as temperaturas serão mais adequadas e por isso estão com aviso verde.

Segundo um aviso da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), os efeitos deste quadro meteorológico podem vir a ser: Intoxicações, incêndios em habitações, formação de gelo nas estradas, aumento do risco associado ao tráfego rodoviário, aumento do desconforto térmico e será preciso ter especial atenção aos grupos populacionais mais vulneráveis, crianças, idosos e pessoas portadoras de patologias crónicas e população sem-abrigo.

O aviso à população enviado pela ANEPC pede ainda especial cuidado para a inadequada ventilação em habitações com aquecimentos com lareiras e braseiras, e cuidado na estrada devido à queda de neve e formação de gelo.