Parques de Sintra é a “Melhor Empresa do Mundo em Conservação”

A Parques de Sintra venceu, pelo oitavo ano consecutivo, o World Travel Award [Óscares do Turismo] para a Melhor Empresa do Mundo em Conservação (World's Leading Conservation Company).

AParques de Sintra venceu, pelo oitavo ano consecutivo, o World Travel Award para “Melhor Empresa do Mundo em Conservação” (World’s Leading Conservation Company), uma distinção que volta a reconhecer a eficácia da sua gestão dos valores patrimoniais que lhe foram confiados, numa altura em que enfrenta os desafios decorrentes dos impactos da pandemia de Covid-19.

Não obstante a quebra acentuada nas receitas, a empresa, cujos investimentos são realizados apenas com base em capitais próprios, conseguiu permanecer uma referência internacional na sua área, fruto do trabalho de reinvenção que tem levado a cabo.

“É muito prestigiante sermos considerados os melhores do mundo no que fazemos, pelo oitavo ano consecutivo, sobretudo no contexto particularmente difícil em que estamos a viver, que tem exigido um grande esforço por parte de todas as equipas face às contingências a que a situação de pandemia obrigou”, refere Sofia Cruz, Presidente do Conselho de Administração da Parques de Sintra.

A responsável destaca ainda a importância desta nova distinção, não deixando de assinalar o esforço acrescido que a presente conjuntura impõe. “Perante os desafios que os novos tempos colocam, a Parques de Sintra reinventou-se, adaptando a sua oferta e a sua estratégia de comunicação. Tirando partido do vasto património natural que gere, implementou novas atividades e disponibilizou experiências únicas, especialmente pensadas para que o público nacional possa usufruir do património em segurança”, refere, Sofia Cruz.

Sofia Cruz, Presidente do Conselho de Administração da Parques de Sintra Monte da Lua / foto: arquivo

(…) “É muito prestigiante sermos considerados os melhores do mundo no que fazemos, pelo oitavo ano consecutivo, sobretudo no contexto particularmente difícil em que estamos a viver” [Sofia Cruz]

Os projetos de conservação, recuperação e restauro realizados pela empresa, investimentos feitos unicamente com base em capitais próprios, têm gerado novos motivos de interesse, com destaque para o Convento dos Capuchos, que reabriu em agosto, após a conclusão de intervenções de conservação e restauro complexas e de grande dimensão, que trouxeram novos conhecimentos sobre o monumento e permitiram potenciar a experiência da visita.

Uma história que conta com várias demonstrações do reconhecimento internacional da excelência do trabalho que os colaboradores da empresa realizam diariamente, como é o caso deste prémio, que nos incentiva a prosseguirmos a nossa missão, procurando um aperfeiçoamento contínuo da nossa forma de trabalhar e confiando no empenho de todos para conseguirmos ultrapassar esta fase.”

Considerados internacionalmente os “óscares do turismo”, os World Travel Awards visam reconhecer, premiar e celebrar a excelência em todos os setores do turismo. Contando com concorrentes de todo o mundo, os prémios representam uma das distinções mais importantes que as empresas deste ramo podem receber, sendo a marca reconhecida globalmente como selo de qualidade. A votação é realizada pelo público em geral e por profissionais do turismo.

A Parques de Sintra é uma empresa de capitais exclusivamente públicos que não recorre ao Orçamento de Estado. O património sob sua gestão é mantido, recuperado e colocado à disposição do público com base apenas nas receitas geradas nas suas bilheteiras, cafetarias, lojas e por via do aluguer de espaços.

À sua guarda estão: o Parque e Palácio Nacional da Pena; os Palácios Nacionais de Sintra e de Queluz; o Chalet da Condessa d’Edla; o Castelo dos Mouros; o Palácio e Jardins de Monserrate; o Convento dos Capuchos e a Escola Portuguesa de Arte Equestre. Registando um crescimento constante de visitas ao longo dos últimos anos, em 2019, estes monumentos e parques ultrapassaram os 3,5 milhões de entradas.

Em 2020, o impacto da pandemia de Covid-19 originou uma quebra acentuada no volume de visitantes e travou bruscamente esta tendência.

“Óscares” do Turismo

Os World Travel Awards, considerados os ‘óscares’ do turismo, são “atribuídos anualmente, desde 1993, pelos profissionais do setor a uma escala mundial, distinguindo o trabalho desenvolvido na indústria turística de modo a estimular a competitividade e a qualidade do turismo”, recordou o Governo.

Portugal venceu prémios em várias outras categorias, segundo revelou a tutela:

  • ‘World’s Leading Luxury Leisure Resort’ 2020 (melhor resort de luxo) – Conrad Algarve
  • ‘World’s Leading Tourism Development Project’ 2020 (melhor projeto de desenvolvimento)- Dark Sky Alqueva, Portugal and Spain
  • ‘World’s Leading Golf & Villa Resort’ 2020 (melhor resort com golf)- Dunas Douradas Beach Club, Portugal
  • ‘World’s Leading Wine Region Hotel’ 2020 (melhor hotel com tema vínico) – L’AND Vineyards, Portugal
  • World’s Leading Adventure Tourist Attraction 2020 (melhor atração de turismo de aventura) – Passadiços do Paiva (Arouca UNESCO Global Geopark), Portugal
  • ‘World’s Leading Classic Hotel’ (melhor hotel clássico) 2020 – Olissippo Lapa Palace Hotel, Portugal
  • ‘World’s Leading Conservation Company’ 2020 (melhor empresa de preservação) – Parques de Sintra – Monte da Lua, Portugal
  • ‘World’s Leading Airline to Africa’ 2020 (melhor companhia aérea para África) – TAP Air Portugal
  • ‘World’s Leading Airline to South America’ 2020 (melhor companhia aérea para a América Latina) – TAP Air Portugal
  • ‘World’s Leading Inflight Magazine’ 2020 (melhor revista de bordo) – Up Magazine (TAP Air Portugal)
  • ‘World’s Leading City Break Destination’ 2020 (melhor cidade para ‘city break’)- Lisbon, Portugal
  • ‘World’s Leading Beach Destination’ 2020 (melhor destino de praia)- The Algarve, Portugal
  • ‘World’s Leading Fine Dining Hotel Restaurant’ 2020 (melhor restaurante de luxo)- Vila Joya Hotel Restaurant @ Vila Joya, Portugal
  • ‘World’s Leading Island Destination’ 2020 (melhor destino insular) – Madeira Islands

Sintra Notícias com PSML
Fotografias: PSML / Luís Duarte