AGuarda Nacional Republicana (GNR) esteve esta manhã na Estrada Nacional 9, que liga os concelhos de Sintra a Mafra, junto o nó de Montelavar, para uma ação de fiscalização e sensibilização dos automobilistas destinada a evitar deslocações para outros concelhos, no âmbito das restrições à circulação entre concelhos para travar a epidemia de covid-19.
“O balanço é positivo e notamos que os condutores estão sensibilizados para esta situação que atravessamos”, disse o esta manhã, o Tenente Rafael Visitação, comandante do Destacamento de Trânsito de Carcavelos, acrescentando que “maioritariamente temos fiscalizado condutores que se deslocam da residência habitual para o trabalho, munidos de uma declaração de compromisso de honra, como da entidade patronal”.
A medida visa impedir que as pessoas se desloquem para fora do concelho onde residem, mas tem várias exceções, como as deslocações por motivos laborais ou para as escolas, e isenta vários profissionais, como os da saúde ou das forças de segurança.
“A Guarda Nacional Republicana apela ao sentido de responsabilidade de todos, para que todos possamos ultrapassar esta fase mais difícil”, chama a atenção, o Tenente Rafael Visitação.
Recorde-se, o período em que a circulação das pessoas entre concelhos está condicionada inclui o Dia de Todos os Santos, no domingo, 1 de novembro, e o Dia de Finados, no dia seguinte, quando muitos portugueses se deslocam aos cemitérios.
Para garantir o cumprimento das medidas, a PSP e a GNR realizam operações de patrulhamento, sensibilização e fiscalização em todo país, e as restrições acontecem numa altura em que tem aumentado em Portugal o número de casos de infeção pelo coronavírus, responsável pela doença da covid-19.
Para circular entre concelhos, as pessoas devem fazer-se acompanhar de uma declaração justificativa da entidade patronal ou prestar declaração, sob compromisso de honra, se a deslocação se realizar entre municípios limítrofes ao da residência habitual ou na mesma Área Metropolitana.