Filipe Albuquerque vence as 24 Horas de Le Mans

O piloto português Filipe Albuquerque (United Autosports), vencedor das 24 Horas de Le Mans em automobilismo, na categoria LMP2, afirmou hoje já ter tido a sua dose de derrotas, apontando a mira a triunfos sempre na próxima corrida.

“Ganhar é viciante. É bom, dá mais confiança. O objetivo é sempre ganhar a próxima corrida. Quero ganhar o campeonato da Europa, quero concretizar o campeonato do Mundo, estou muito próximo, mas falta o próximo. Já sou muito experiente, já tive a minha dose de derrotas, sei que vou perder muitas corridas pela frente, como é claro, mas vou passo a passo”, frisou, em conferência de imprensa realizada no auditório do aeroporto de Lisboa, após a sua chegada.

O triunfo valeu ao piloto de Coimbra, que faz equipa com os britânicos Phil Hanson e Paul di Resta no Oreca, a conquista matemática da Taça do Mundo de Resistência na classe LMP2. Para que o título seja efetivo, basta a Albuquerque alinhar à partida da última prova, no Bahrain.

Caracterizando a prova como, “por vezes, ingrata e muito difícil”, mas só quem a vive “é que começa a perceber o quão de especial Le Mans tem”, Filipe Albuquerque diz ser preciso igualmente “ter a estrelinha da sorte”, numa corrida que foi “muito disputada até ao final”.

“As coisas têm-nos corrido bastante bem nas últimas corridas, esta é a minha quarta vitória no campeonato do Mundo seguida, foi o novo recorde, mas eu só acredito após cruzar a meta. Às vezes, parece que está tudo controlado, mas não está. Esta oportunidade veio uma vez, é raro ter essa oportunidade e conseguir agarrá-la com a vitória”, sublinhou.

Fotografia: Jornal Record