Um jovem de 18 anos ficou em prisão preventiva por ser suspeito da prática de sete crimes de roubo em transportes públicos e na via pública, na Grande Lisboa, anunciou esta segunda-feira a PSP.
Em comunicado, o Comando Metropolitano de Lisboa (Cometlis) referiu que a detenção ocorreu a 7 de maio, na sequência de um roubo na estação do metro da Reboleira (Amadora), através da Divisão de Segurança a Transportes Públicos.
De acordo com o Cometlis, o jovem foi detido fora de flagrante delito, sob mandado de detenção. Após ser presente a primeiro interrogatório judicial, foi-lhe decretada a medida de coação mais gravosa, a prisão preventiva.
No âmbito da investigação, a PSP revelou que o detido “será responsável por outros crimes” praticados nas imediações das estações ferroviárias da Linha de Sintra, onde selecionava as vítimas. As autoridades policiais adiantaram que o suspeito era portador de uma arma branca e atuava acompanhado de um grupo, por forma a superiorizar-se às vítimas.
“Os roubos, na sua grande maioria, foram praticados com enorme violência, com recurso a força física extrema e exibição de armas brancas. Num dos assaltos chegou mesmo a agredir a vítima, a qual teve necessidade de assistência hospitalar, onde foi suturada com 10 pontos”, pode ler-se no comunicado.
Segundo a PSP, o grupo, além de roubar telemóveis, coagia as vítimas a acompanhá-lo a caixas de multibanco, onde levantavam dinheiro para gastar em viagens de táxi e em comida através de serviços de ‘take away’.