Marta Temido, ministra da Saúde

Portugal regista hoje 470 mortos associados à covid-19, um aumento percentual de 8% (mais 35) do que na sexta-feira, e 15.987 infetados (mais 515), o que representa um aumento de 3,3% face a sexta-feira, indica o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

O relatório da situação epidemiológica, com dados atualizados até às 24h00 de sexta-feira, indica que a região Norte é a que regista o maior número de mortos (258), seguida da região Centro (113), da região de Lisboa e Vale do Tejo (87) e do Algarve, com nove mortos.

O boletim dá hoje conta de três óbitos nos Açores.

O número de casos recuperados subiu este sábado para 266, mais 33 que os registados nesta sexta-feira.

No total há já 130300 casos suspeitos a ser acompanhados desde o dia 1 de janeiro. Ainda aguardam resultado das análises 3961 pessoas.

[em atualização]

EM DIRETO Conferência de Imprensa diária da Direção-Geral da Saúde
– Marta Temido, ministra da Saúde
– Graça Freitas, diretora Geral da Saúde

Conferência de imprensa COVID-19

Conferência de imprensa COVID-19 | Acompanhe em direto #DGS #Saúde #SNS

Posted by Direção-Geral da Saúde on Saturday, 11 April 2020

A taxa de letalidade global da covid-19 situa-se nos 2,9%, mas
nas pessoas com mais de 70 anos sobe para 10,6% ,– Marta Temido

Sobre os critérios da distribuição de testes de Covid-19 e dos equipamentos necessários, Marta Temido esclareceu que “a prática tem sido de acordo com a necessidade manifestada por cada região.”

A ministra da Saúde esclarece, em relação à medida que os autarcas têm chamado de “lei da rolha”, que “não há qualquer proibição de partilha de informação”, mas sim um “apelo claro a que todas as entidades do Ministério da Saúde se concentrem no envio de informação atempada e consistente para o nível nacional”.

O número de pessoas que tem entrado nos cuidados intensivos “não é muito grande”, sublinha Graça Freitas, acrescentando que os números refletem a “dinâmica da epidemia“. (…) Os “números são concordantes com o que está a acontecer e com o que está dito na literatura”

Há 1840 profissionais de saúde infetados, entre eles 488 enfermeiros, 
276 médicos e 1085 outras profissões, Graça Freitas 

[atualizado]