O município de Sintra vai baixar a fatura da água e apoiar financeiramente o Hospital Fernando da Fonseca e as IPSS do concelho, no âmbito de medidas de apoio devido ao surto da Covid-19.
Em declarações à agência Lusa, Basílio Horta, presidente da Câmara de Sintra, adianta que este pacote de medidas representa um investimento de cerca de sete milhões de euros e que “entrarão imediatamente em vigor”.
Uma das medidas que a Câmara de Sintra, irá aplicar é uma redução, durante dois meses, de 35% na fatura da água para usos domésticos e de 20% para as empresas. Por outro lado, os clientes com tarifas sociais passarão a não pagar nada pelo abastecimento de água.
Esta medida vai implica um investimento municipal na ordem de quatro milhões de euros e abrange um universo de 400 mil pessoas.
Outra das medidas previstas é o aumento do Fundo de Emergência Social em um milhão de euros, destinados ao pagamento de rendas, medicamentos e equipamentos de Saúde.
Apoio às IPSS e Hospital Amadora-Sintra
A Câmara Municipal de Sintra vai, igualmente, dar um apoio financeiro de um milhão de euros às Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho e 1,5 milhões de euros ao Hospital Fernando da Fonseca.
“Estamos solidários e vamos continuar a monitorizar esta situação. Quero deixar uma mensagem de esperança a todos”, afirmou Basílio Horta.
O número de infetados pelo novo coronavírus subiu esta segunda-feira para 331, mais 86 do que os contabilizados no domingo, anunciou hoje a Direção-Geral da Saúde (DGS).
De acordo com o boletim sobre a situação epidemiológica em Portugal, há 2.908 casos suspeitos, dos quais 374 aguardam resultado laboratorial. Segundo a DGS, há três casos recuperados.
Recorde-se, o novo coronavírus responsável pela pandemia de Covid-19 foi detetado em dezembro, na China, e já provocou mais de 6.400 mortos em todo o mundo.