Praia de Carcavelos, ontem ao final do dia

“As praias do concelho [Cascais] não são um lugar seguro neste tempo e neste contexto”, destaca a Câmara de Cascais que admite a interdição das praias do concelho, caso se mantenha a elevada afluência de pessoas, como se registou esta quarta-feira, em pleno surto da covid-19.

“Por duas razões” a autarquia admite uma ação “drástica” para “desmobilizar quem for às praias”, nesta altura, frisando que “as praias do concelho não são um lugar seguro neste tempo e neste contexto de pandemia”, em que “é altamente desaconselhada a deslocação até às zonas balneares ou de grande concentração de pessoas”. Uma prática “civicamente censurável” para a câmara, nesta altura, apelando ao “espírito de cidadania responsável de todos.

A segunda razão tem que ver com a “segurança pública”. Esta quarta-feira, nas praias de Cascais, registaram-se 20 ocorrências: “dez de primeiros socorros e outras dez de salvamento”, adianta a Câmara de Cascais lembrando que “o Mar de inverno tem grande amplitude de marés, com correntes e ondulação fortes”

A autarquia accionou equipas de vigilância nas praias do concelho que, além da função desmobilizadora, assegurarão a vigilância mínima, “para que ao problema grave de saúde pública não se some outro de segurança”.

Em jeito de aviso: “A contenção eficaz do Covid-19 não é feita nas praias”, “Não vá a banhos” e “Vigie as crianças e não vire as costas ao mar”, apelando ao “espírito de cidadania responsável de todos.”