O Governo garante que tem condições para impor a quarentena a pessoas infetadas pelo novo coronavírus, caso seja necessário, à semelhança do que já está a ser feito em Itália, onde polícias e militares vigiam os doentes em isolamento, para assegurar que a quarentena é cumprida.

Contudo, a secretária de Estado da Administração Interna, Patrícia Gaspar, em declarações à TSF, diz confiar no comportamento dos portugueses e acredita que não será preciso adotar medidas tão extremas.

“Estaremos em condições [de garantir quarentenas forçadas], mas estamos convencidos de que isso não será necessário”, disse Patrícia Gaspar, sublinhando que “até aqui, todas as situações [de isolamento] que foram decretadas têm contado com toda a colaboração por parte dos portugueses”, lembrou a secretária de Estado, destacando a “forma solidária e cooperante com que todos os visados têm reagido”.

Patrícia Gaspar entende que há lições a tirar do caso italiano, onde mais de 130 pessoas morreram e um total de 360 foram infetadas pelo novo coronavírus. “Há um trabalho enorme que tem de ser feito e que é fundamental ao nível da contenção e da preparação para enfrentar um desenvolvimento mais sério e mais complexo da situação”, frisou.

Portugal com 31 casos confirmados

Portugal regista 31 casos confirmados de infeção, segundo o boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS) divulgado no domingo. Todos os infetados, 18 homens e 12 mulheres, estão hospitalizados.

A DGS comunicou também que 447 pessoas estão sob vigilância por contactos com infetados.

Face ao aumento de casos, o Governo ordenou a suspensão temporária de visitas em hospitais, lares e estabelecimentos prisionais na região Norte.

Foram também encerrados alguns estabelecimentos de ensino secundário e universitário no Norte, bem como duas escolas na Amadora e uma em Portimão.

Em Felgueiras e Lousada, foram encerrados ginásios, bibliotecas, piscinas e cinemas, além de todas as escolas.

Os residentes naqueles dois concelhos do distrito do Porto foram aconselhados a evitar deslocações desnecessárias.

Fotografia: João Marques Valentim / arquivo
[atualizada, às 12h46]