Morreu Joaquim Pina Moura

ÓBITO | O ex-ministro da Economia e das Finanças Joaquim Pina Moura morreu esta quinta-feira em casa, em Lisboa, aos 67 anos, devido a doença neurodegenerativa.

O ex-ministro da Economia e das Finanças Joaquim Pina Moura morreu hoje em casa, em Lisboa, aos 67 anos, devido a doença neurodegenerativa, disse à agência Lusa o filho, o fotojornalista João Pina.

Pina Moura foi ministro nos governos de António Guterres, primeiro com a pasta da Economia, que acumulou com as Finanças no segundo Executivo do socialista eleito em 1999. Depois de sair do Governo em 2000, tornou-se o principal gestor da Iberdrola em Portugal, um cargo que foi polémico porque enquanto ministro da Economia decidiu a entrada da elétrica espanhola no capital da EDP e da Galp Energia.

Joaquim Pina Moura foi militante do Partido Comunista, chegou a ser apontado como delfim de Álvaro Cunhal, mas saiu do partido em 1991, em divergência com a posição assumida pelo partido à abertura política na União Soviética e às reformas introduzidas por Gorbachov.

Durante algum tempo fez parte de um grupo de dissidentes comunistas que chegaram a ter um movimento organizado, mas em 1995 com a chegada dos socialistas ao poder, Pina Moura entra para o Governo como secretário de Estado adjunto do primeiro-ministro.

É nesse cargo de quase “braço direito” de António Guterres que irá ter um papel determinante em alguns negócios polémicos entre o Estado e grupos privados, entre os quais o acordo que permitiu salvar a Lisnave e que resultou na saída do grupo José de Mello e na assunção de uma parte dos passivos pelo Estado.

Lusa
Fotografia: DR Antena Minho
[em atualização]