SMAS investem 480 mil euros em ETAR de Almargem do Bispo

As obras, com o investimento na ordem dos 480 mil euros e um prazo de execução de 360 dias, abrange uma população de 700 habitantes

Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Almargem do Bispo

A Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Almargem do Bispo, vai ser remodelada. A Câmara Municipal de Sintra aprovou a abertura do procedimento para a realização da obra, na rede de águas residuais domésticas.

A intervenção dos SMAS, um investimento de 480 mil euros, “vai permitir aumentar a longevidade da ETAR em funcionamento desde 1992, dotando-a de soluções que reforçam a sua eficiência ambiental e energética”, explicam os Serviços Municipais em nota enviada à imprensa.

As obras, com um prazo de execução de 360 dias, abrange uma população de 700 habitantes e contempla “os arranjos exteriores e dos sistemas elétricos e ainda a instalação de um sistema de emergência e automatismos associados”, pode ler-se.

O investimento prevê também a implementação de uma fase de tratamento complementar que permitirá o “aproveitamento de parte do efluente final para regas, lavagens de componentes da ETAR e desidratação mecânica de lamas”, reduzindo assim a utilização de água potável para estes fins.

Localizada a sul da povoação de Almargem do Bispo, junto à Ribeira do Vale, esta ETAR é assim denominada por tratar as águas residuais provenientes desta povoação. Entrou em funcionamento em 1991 e está dimensionada para uma população de 1200 habitantes.