Ano Municipal da Juventude “arranca” esta sexta no Cacém

O programa valoriza a dimensão coletiva, dando lugar a manifestações culturais e artísticas em diversas vertentes, como festivais de música, dança, concurso de dança, desporto, gaming, entre outros, a decorrer ao longo do ano.

O evento começa nos dias 24, 25 e 26 de janeiro na antiga Fábrica da MELKA, no Cacém

Foi apresentado esta segunda-feira na Escola Secundária Ferreira Dias, na Cidade Agualva-Cacém, o Ano Municipal da Juventude que vai decorrer ao longo de 2020, no concelho de Sintra.

O evento conta com um conjunto de “iniciativas descentralizadas”, que envolvam as associações juvenis, associações de estudantes, os grupos informais de jovens, através da participação, pondo em evidência as suas realidades, as suas necessidades e anseios, permitindo igualmente dar visibilidade e valorizar a dimensão coletiva que congrega os jovens em torno de manifestações de participação culturais e artísticas.

Durante a apresentação, que contou com a presença de dezenas de jovens, o presidente da Câmara de Sintra, Basílio Horta, começou por mencionar que “no ano Municipal da Juventude o palco é vosso, vão ser os atores e realizadores do vosso ano que terá três fases, primeira fase é a auscultação, queremos ouvir-vos, as vossas ideias, sugestões, a segunda é a participação e a terceira a realização ou execução, é isto que temos de fazer, o que é melhor para vocês”.

Apresentação do Ano Municipal da Juventude em Sintra, na Escola Secundária Ferreira Dias em Agualva

Basílio Horta destacou ainda a “prioridade de Câmara de Sintra”, na área da educação, na “requalificação e melhoramento das condições das escolas do concelho”, adiantando que “não podíamos conviver sabendo que havia escolas onde chovia lá dentro, com pavilhões em deploráveis condições para a prática desportiva e cozinhas sem as mínimas condições, a requalificação das escolas é nosso dever”.

A terminar o autarca relembrou que Sintra é o segundo município do país em população jovem, com mais de 63 mil munícipes com menos de 15 anos e 66 mil entre os 15 e os 29 anos.

Segundo a autarquia, em nota enviada à imprensa, durante este ano “pretende-se desenvolver uma política local dirigida aos jovens a partir do conhecimento da realidade e da condição dos jovens do concelho e criar condições para a participação dos jovens ao nível local e garantir espaços e oportunidades para o exercício da cidadania”.

O programa valoriza a dimensão coletiva, dando lugar a manifestações culturais e artísticas em diversas vertentes, como festivais de música, dança, concurso de dança, desporto, gaming, entre outros, que mostrem aos munícipes jovens que Sintra tem respostas para eles, como se pretende demonstrar no evento dos dias 24, 25 e 26 de janeiro na antiga Fábrica da MELKA, no Cacém.

A apresentação terminou com um momento de dança e outro musical com a performance pelo grupo de dança da Escola Secundária Ferreira Dias e com a presença da cantora Marta Pinto e o guitarrista Lucas Mirovski.