A PSP e a GNR duplicaram num ano as ações de formação sobre violência doméstica nas forças de segurança. Este ano, foram registadas 52 ações enquanto em 2018 tinham sido 24. Os números são avançados pelo Ministério da Administração Interna (MAI), neste Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres.

Esta segunda-feira de manhã, o ministro Eduardo Cabrita e o Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa visitaram o Espaço Júlia, um centro de tratamento para vítimas de violência doméstica em Lisboa.

Lançamento da campanha nacional de sensibilização #NãoSouUmSaco esta manhã, em Sintra

Já em Sintra, Eduardo Cabrita, acompanhado por Domingos Quinta, vereador na Câmara de Sintra, presidiu à sessão de lançamento da campanha de sensibilização #NãoSouUmSaco, iniciativa promovida pela GNR, em Sintra.

O ministro da Administração Interna, falou de mais esquadras e postos com gabinetes próprios de atendimento às vítimas de violência doméstica. “Em todos os quadros de vida, as mulheres são as principais vitimas em 85% dos casos deste tipo de violência”, disse Eduardo Cabrita, acrescentando que “é uma responsabilidade de todos”, apelando à denúncia destes casos.

“O grande foco é o apelo à denuncia”, chamou a atenção Helder Barros, porta-voz da GNR, adiantando que só este ano, até 31 de outubro, a GNR registou cerca de 11 mil crimes de violência doméstica. “A Guarda tem vindo a fazer uma série de campanhas que visam sobretudo, consciencializar as pessoas, contribuir para a mudança de comportamentos e para a progressiva intolerância social deste fenómeno”, destacou ainda este responsável.

O MAI tem ainda apostado “na expansão e melhoria” da rede de salas de atendimento às vítimas de violência doméstica, garantindo que “todas as intervenções de reabilitação ou construção de novos postos da GNR e esquadras da PSP incluem uma sala de atendimento à vítima”. Cerca de 63% dos postos/esquadras já têm esta valência, num total de 457 salas nos 667 postos/esquadras de todo o país.

#NãoSouUmSaco é a campanha nacional contra a Violência Doméstica lançada hoje em Sintra pela GNR

Ao fim da tarde, o ministro da Administração Interna participa na Marcha pelo Fim da Violência contra as Mulheres, em Lisboa.