Sintra entra a marcar, mas Parede ganha com mérito

Campeonato Nacional de Hóquei em Patins, 2ª Divisão, zona Sul: Parede FC 6 - HC Sintra 2.

Parede FC vence em casa o Hóquei de Sintra por 6-2 | Foto: DR Nuno de Sousa

O Sintra entrou bem e a marcar, aliás o que tem vindo a acontecer em todos os 4 jogos que fez até agora. Mas depois foi o Parede que dominou toda a 1ª parte, com o marcador em 3-1 com que vai para o intervalo com inteira justiça.

O Sintra veio para a 2ª parte com vontade de alterar o destino do jogo, e consegue-o na verdade reduzindo 3-2, e falhando pouco depois o 3-3 num livre directo, onde o ferro por duas vezes evitou esse empate justo, onde o Sintra teve 15 minutos de um sufoco e merecia outro desfecho mais positivo.

Mas o hóquei é mesmo isso, e o momento do jogo, e que o vira e contribui para o desfecho final, é infelizmente protagonizado pelo árbitro “chefe” do quadro (A) José Eduardo Pereira do “Pico” (onde existe a maior montanha de Portugal 2 351 metros de altura, onde a altitude tem uma importância do comportamento, provocando transtornos psicológicos, as células param e morrem…”). Só assim se justifica um cartão azul a um jogador do Sintra que nada tem a ver com uma jogada (o árbitro está a 2 minutos), que seria uma natural falta de equipa e só, e esse livre directo faz 4-2 para o Parede, e mata o jogo e toda a ascendência do Sintra até ao momento, que a abate psicologicamente e permite à equipa da Parede volte ao jogo e ganhar folgadamente.

Um vitória da equipa da linha, merecida e onde teve em Manuel Coimbra em noite sim, e um Sintra com compromisso, com atitude e disponibilidade, depois de uma semana onde os problemas enfraqueceram um plantel já curto, mas com uma grande resposta de atitude face ás adversidades. Detectado há muito o problema defensivo que atormenta a equipa desde a 1ª jornada, e aproveitado cinicamente pelos os adversários, é urgente radicar em definitivo, e a equipa saberá reagir e pular para as exibições e lugar que merece.

Uma última palavra para a dupla de arbitragem; a autoridade não se ganha com autoritarismo nem arrogância (assim manda os Vossos “book’s”), discrepância no conceito de falta de equipa, ficam ligados ao momento do jogo, porque foram comidos como anginhos, em jogada estudada.

O Sintra não perde pela arbitragem mas deu um empurrãozinho… e o Parede ganha com todo o mérito. Pedro Gonçalves tem uma equipa interessante para ter aspirações.


Crónica: Nuno de Sousa
Fotografia: DR
Nuno de Sousa