Avenida dos Bons Amigos, em Agualva | Foto: Sintra Notícias - arquivo

Basílio Horta, convocou uma reunião extraordinária do Conselho Municipal de Segurança restrito, para esta quinta-feira, 18 de julho, tendo convidado a secretária de Estado Adjunta e da Administração Interna, Isabel Oneto, para um ponto de situação, sobre casos de insegurança no concelho.

“Ver o que há, o que é que falta e como é que a câmara, em conjunto com o Governo, pode colmatar lacunas que eventualmente se venham a verificar”, vão estar em discussão, adiantou o presidente da Câmara de Sintra, no início da semana à agência Lusa.

Basílio, considera que “aconteceu uma situação grave em Queluz” e defendeu que o município tem “que ver bem porque é que se verificou aquele problema de Queluz”, qual “é a situação nas escolas” e “como é que está a ocorrer a integração dos migrantes”, adiantando que não irá segregar migrantes e locais.

O autarca já anunciou a disponibilidade da autarquia, em investir cerca de três milhões de euros na instalação em câmaras de videovigilância em cinco estações de comboios e a “doação de 12 veículos automóveis à PSP e à GNR”, num investimento camarário de cerca de 76 mil euros. 

Recorde-se, no sábado à noite, confrontos entre grupos rivais na estação ferroviária de Queluz-Belas provocaram ferimentos de arma branca em dois homens e numa mulher, e num elemento da PSP, atingido por uma garrafa.

Segundo a PSP, na “desordem” entre dos grupos rivais, na qual foram utilizadas “facas”, registaram-se quatro feridos, incluindo um agente da PSP, tendo todos sido transportados para o Hospital Amadora-Sintra. De acordo com a fonte, nenhuma das vítimas apresentava ferimentos graves.