Espaço aéreo militar de Sintra vai ser libertado para ‘atividade civil’

Força Aérea vai transferir alguns meios de Sintra para Beja.

Base Aérea Nº1 de Sintra | Foto: Sintra Notícias / arquivo

O Governo considera que o entendimento a que a Força Aérea e a NAV Portugal chegaram esta sexta-feira vai melhorar a operação no aeroporto Humberto Delgado, em termos de navegação aérea, já no próximo Verão IATA 2020.  

Um entendimento sobre a libertação de espaço aéreo militar de Sintra para a atividade civil, através da celebração de uma nova carta de operações entre estas duas entidades, anunciou o Ministério das Infraestruturas em comunicado.

Segundo explica a carta de operações, viabilizará a implementação de novos procedimentos de navegação aérea na aproximação a Lisboa, com o designado sistema ‘point merge’, “favorecendo uma eficiente sequenciação das aeronaves nas chegadas”.

No comunicado, o Governo reconhece o esforço e o empenho da Força Aérea Portuguesa e da NAV Portugal no trabalho que tem sido desenvolvido no processo de expansão da capacidade aeroportuária da região de Lisboa e, em particular, na  gestão dos fluxos de aeronaves militares e civis, sem comprometer a atividade de cada uma das instituições.