A Sociedade União Sintrense (SUS) vai receber a 78ª edição da Noite das Camélias, que se realiza sábado, dia 23 de março, pelas 21h30, com o grandioso e intemporal Baile das Camélias. Ao som da banda Vice-Versa, não vão faltar centenas de flores que enfeitam o salão nobre da coletividade, para um baile num ambiente único que não passa de moda.
O que começou por ser uma forma de elogiar os jardineiros e as belas camélias das quintas sintrenses, tornou-se numa das mais belas e emblemáticas festas que a Vila de Sintra recebe anualmente.
Glamour, tradição e elegância são palavras muito atuais e nunca esquecidas no espaço da Sociedade União Sintrense.
Tradição que vem de longe
A tradição da noite das Camélias remonta a 19 de Março de 1941. Um grupo de sintrenses decidiu organizar esta festa. Na época havia grande rivalidade entre os jardineiros das quintas, e a noite das camélias era preparada pelos trabalhadores das quintas existentes em Sintra que queriam exibir as flores mais bonitas. Por isso e após a festa, decorria o baile dos jardineiros.
Naquela noite eram exibidas autênticas obras de arte fixas nas parede em redes sobre o palco e no meio do salão era criado um centro com mais de três metros de diâmetro com milhares de camélias.
A noite das camélias era considerada a festa rainha do Concelho e as pessoas vestiam-se de gala para o evento. Mandavam fazer vestidos compravam sapatos e arrajavam o cabelo. Era a noite mais importante do ano. Durante meses apenas se preparava a noite de 19 de Março.
Sábado, dia 23 de Março, a não perder a noite mágica do Baile das Camélias na sempre romântica, Sociedade União Sintrense. A entrada é livre.
Baile de gala na noite de 23 de março, com Glamour, tradição e elegância na Sociedade União Sintrense
- Fotografias: Sociedade União Sintrense (SUS)