Tempestade Helena com chuva, vento e agitação marítima

    AVISO VERMELHO | Portugal continental vai ser afetado na sexta-feira por uma depressão que vai causar agitação marítima e vento forte com rajadas até 110 quilómetros por hora, o que levou à emissão de aviso vermelho, segundo o IPMA

    A tempestade Helena chega esta sexta-feira, 1 de fevereiro e deixa o país em aviso vermelho. Portugal continental vai enfrentar uma depressão que irá causar muita agitação marítima e ventos muito fortes.

    Aguardam-se rajadas de vento até 110 quilómetros por hora, o que levou à emissão de um aviso vermelho por parte do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

    Esta sexta-feira, a depressão denominada de “Helena”, centrada a noroeste do golfo de Biscaia, vai afetar Portugal continental.

    Afectará particularmente no que respeita ao vento e à agitação marítima na costa ocidental, intensificação significativa do vento sobretudo no litoral e nas terras altas com rajadas no litoral oeste de 75 Km/hora e de 85 Km/hora a norte do cabo Raso, atingindo a região da Grande Lisboa.

    No litoral a norte do Cabo Mondego que as rajadas serão mais intensas podendo atingir os 110 quilómetros por hora.

    No litoral, as ondas deverão “ter altura significativa de 5 a 7 metros, e temporariamente a norte do cabo Raso, 7 a 8 metros durante a tarde e início da noite, e altura máxima que poderá atingir 15 metros”, explica o IPMA na sua plataforma online. Tudo isto justificou o aviso vermelho, o mais grave na escala de quatro.

    A situação de vento forte levou à emissão de aviso vermelho, entre as 12h00 e as 21h00.