Portugal vai receber as Jornadas Mundiais da Juventude em 2022

O local já está escolhido, com vista para o Rio Tejo, entre o Parque do Tejo e o Parque do Rio Trancão

As Jornadas Mundiais da Juventude 2022 vão realizar-se em Portugal, anunciou o Papa Francisco no fim do encontro mundial deste ano, na Cidade do Panamá.

O anúncio foi feito esta tarde pelo prefeito do Discatério para os Leigos, Família e Vida, Kevin Farrell, que falava no encerramento das Jornadas Mundiais da Juventude que se realizaram no Panamá.

“Como disse o santo padre, temos agora de sair daqui e pôr em prática tudo o que aprendemos. E a próxima Jornada Mundial da Juventude terá lugar em Portugal”, afirmou, perante milhares de jovens peregrinos de todo o mundo, entre os quais algumas centenas de portugueses, cujo entusiasmo foi imediato, aplaudindo.

Os portugueses que assistiam à missa de encerramento na Praça São João Paulo II não conseguiram conter a alegria quando o responsável do Discatério revelou a diocese escolhida para o próximo evento que reúne os jovens católicos com o Sumo Pontífice.

Agora é, porém, oficial que a escolha do Papa Francisco recaiu sobre solo português onde regressará cinco anos depois de ter visitado Fatima.

Na celebração que marcou o encerramento do evento, com milhares de jovens de todo o mundo, incluindo 300 portugueses, este presente o cardeal patriarca de Lisboa, Manuel Clemente, o presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, o secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, em representação do Governo, e o presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, além de embaixadores, seis bispos e sacerdotes.