Em comunicado, a Direcção do Real Sport Clube, condenou as cenas de violência que aconteceram nas suas instalações, entre pais de crianças que praticavam futebol, no decorrer do jogo entre Real Sport Clube e o Desportivo de Beja, a contar para o Campeonato Nacional de Iniciados.

O ex-árbitro internacional, Duarte Gomes, publicou na sua página no facebook – “KICKOFF” – através de vídeo, as cenas de violência nas bancadas do complexo desportivo do Monte Abraão, na União das Freguesias de Queluz e Belas, no concelho de Sintra, no decorrer do encontro entre o Real e o Desportivo de Beja, a contar para o campeonato nacional de Iniciados.

“Muitos parabéns a estes papás. Muitos parabéns mesmo! Estamos todos orgulhosos do vosso comportamento e sabemos que será referência importante no crescimento dos vossos filhos. Na construção de um futebol mais positivo”, diz Duarte Gomes no post colocado na rede social Facebook.

O vídeo mostra alguns pais das crianças, em cenas de pugilato nas bancadas enquanto decorria o jogo. Testemunhas presentes no referido jogo, referem que “até as crianças ficaram incrédulas ao que assistiam de dentro das quatro linhas para as bancadas”.

Real (Massamá) / Beja, Campeonato Nacional de Iniciados. Muitos parabéns a estes papás. Muitos parabéns mesmo!Estamos todos orgulhosos do vosso comportamento e sabemos que será referência importante no crescimento dos vossos filhos. Na construção de um futebol mais positivo. PS – Há pais fantásticos na conduta. Estes não foram. #toleranciazeroaviolencia

Pubblicato da Duarte Gomes su Sabato 12 gennaio 2019

“princípios e os valores que defendemos não são compatíveis com os comportamentos agressivos dentro e fora do campo! — Real Sport Clube

A Direcção do Real Sport Clube já emitiu um comunicado condenando estes actos de violência. “A Direção do Real Sport Clube condena todo e qualquer tipo de violência no desporto e em particular no futebol, designadamente no setor da formação” acrescentando que “não pode deixar de repudiar firmemente o episódio de agressões entre adeptos registado num jogo de Juniores C (Iniciados) no nosso campo”.

A direção do Real Sport Clube, faz ainda referência aos “princípios e os valores que defendemos não são compatíveis com os comportamentos agressivos dentro e fora do campo”, apelando aos “adeptos, em particular aos pais dos atletas, para que sejam o melhor exemplo dos valores desportivos”.

“Somos e sempre seremos pelo futebol positivo”, pode ler-se no comunicado do Real Sport Clube.

“O que anda esta gente a fazer no futebol?” — Luciano Gonçalves, presidente da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol

Luciano Gonçalves, presidente da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol, reagiu ao vídeo partilhado pelo antigo árbitro Duarte Gomes e não hesitou em classificar os envolvidos, como “Tristes, Frustados, Imbecis, Ignorantes, Cobardes, Fracos, Parvos, Selvagens, Infelizes, enfim muito mais me apetece dizer sobre as personagens deste vídeo que infelizmente demonstram bem a vergonha que alguns assassinos de sonhos continuam a fazer por esses campos e pavilhões fora”.

O presidente da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol, diz sentir “vergonha destes e de outros selvagens que fazem parte de uma das minhas paixões de vida” e questiona: “O que anda esta gente a fazer no futebol? Acompanhar os filhos? Apoiá-los quando falham? Festejar quando acertam?”, escreveu na sua conta no Facebook

Luciano Gonçalves pediu aos adeptos problemáticos que “fiquem em casa, acendam a fogueira e aqueçam os pés”, deixando os filhos “crescer sem pressões”: “Não os envergonhem, não façam com que eles tenham vergonha deste desporto”.

Video: Duarte Gomes, ex-árbitro internacional, publicou na sua página no facebook – “KICKOFF”