São Silvestre da Cidade da Amadora no último dia do ano

O objetivo será sempre "festejar o atletismo, o desporto, e terminar da melhor forma o ano", destacou Carla Tavares, presidente da Câmara da Amadora

A mais antiga corrida São Silvestre de Portugal Continental realiza-se no último dia do ano, mantendo a tradição!

A cidade da Amadora, prepara-se para receber os atletas e o público entusiasta da 44.ª edição desta corrida que ao longo dos anos tem ganho notoriedade e carinho dos portugueses.

Carla Tavares, Presidente da Câmara da Amadora, destacou, hoje, no decorrer da conferência de imprensa, o carácter tradicional deste evento, mas também a capacidade de inovação impressa nesta competição, que se adapta às exigências e preferências dos atletas e do público. O objetivo será sempre “festejar o atletismo, o desporto, e terminar da melhor forma o ano”, destacou a autarca.

Na apresentação da prova, Nuno Vedor, Presidente do Desportivo Operário do Rangel, salientou a importância de criar um programa diversificado, que agrada a todos como uma mais valia e sucesso da competição, e lançou os nomes dos principais atletas inscritos este ano: Rui Pinto, Licínio Pimentel, Miguel Borges, Eduardo Mbengani, Andrelino Furtado, Hugo Correia, Ana Ferreira, Carla Martinho, Susana Cunha, Susana Francisco e Ercília Machado.

Para Jorge Vieira, Presidente da Federação Portuguesa de Atletismo destacou a corrida da Amadora entre as demais São Silvestre, não só pela antiguidade, como pela relação que esta mantém com dois grandes nomes do atletismo nacional, os campeões olímpicos Rosa Mota e Carlos Lopes, padrinhos desta edição.

A 44.ª edição da corrida São Silvestre mantém o tradicional desfile de veículos clássicos e motociclos (17h05) e contará com muita animação musical, em vários locais do percurso.

A corrida São Silvestre da Amadora é uma prova certificada com três estrelas pela Associação Europeia de Atletismo, organizada pelo Desportivo Operário do Rangel, em parceria com a Câmara Municipal da Amadora.

As inscrições para a 44.ª edição da corrida São Silvestre da Amadora estão abertas, até 31 de dezembro.

31 dezembro – São Silvestre da Amadora
16h30 | Corrida das Crianças
17h05 | Desfile de carros clássicos e motociclos
17h45 | Partida elite feminina
18h00 | Partida geral
19h00 | Cerimónia de pódio

Percurso
Os 10 km da São Silvestre da Amadora desenvolvem-se no centro da cidade, com os atletas a correrem pelas principais artérias da Amadora como a Av. General Humberto Delgado e a Rua Elias Garcia, passando pela mítica subida dos Comandos. Conheça o percurso completo aqui.

Animação no percurso
À semelhança das edições anteriores, animação não faltará ao longo de todo o percurso. Estão previstas as seguintes ativações:
• Os Meus Meninos: Rua Elias Garcia no percurso descendente
• A Toca das Artes: Rotunda do Monumento ao Bombeiro
• KromoSomas: Perto da Biblioteca da Junta da Mina de Água
• Xaral’s Dixie: Cruzamento da Rua Elias Garcia com a Rua António Feijó e com a Av. Dom Nuno Álvares Pereira

Corrida das Crianças
A segunda edição da Corrida das Corridas marcará o arranque da competição, pelas 16h30. A prova é direcionada a jovens nascidos entre 2005 e 2013, tendo partida e meta instaladas na Praça São Silvestre, junto à estação de metro Amadora Este.
Os percursos variam entre os 300 e os 1.000 metros e são sempre adaptados a cada escalão etário (Bambis, Benjamins A, Benjamins B e Infantis).

O trânsito estará condicionado, durante todo o dia, em determinadas ruas da cidade. Para saber quais, e poder progamar as suas deslocações com antecedênca, veja aqui quais as ruas afetadas.

“Esta é a corrida que sabe melhor correr, porque tem um público que nos acarinha, e nos incentiva”, garante Rosa Mota. Já Carlos Lopes, que também apelou à participação de todos nesta corrida, salientou a importância de incutir este desporto às crianças, nas escolas, e recordou a marca que deixou nesta prova da cidade, garantindo que “a Amadora está sempre no meu coração, correr aqui é um prazer”.