Uma das principais avenidas de Agualva, a D. Nuno Álvares Pereira, vai ser alvo de uma profunda requalificação urbana de forma a tornar a zona um espaço de vivência e convício urbano.

A área de requalificação, com cerca de 20.252 m² e um investimento de 1 milhão e 700 mil euros, vai permitir a valorização e reabilitação integradas do espaço público, arruamentos e espaços verdes, de forma a possibilitar melhores condições de acesso pedonal, fruição de espaços, circulação e estacionamento automóvel aos cidadãos.

“A autarquia vai apostar na criação de áreas de permanência de qualidade, que potenciem a vivência do espaço e o convívio entre moradores”, afirmou o presidente da Câmara Municipal de Sintra. “No nosso município tem-se concretizado um forte investimento para melhorar o espaço público, as nossas avenidas, as nossas ruas, os nossos equipamentos ou espaços verdes”, defendeu Basílio Horta, sublinhando que “esta é uma aposta clara e que está a ser concretizada”.

Os trabalhos, previstos para terem início no segundo semestre do próximo ano, vão incidir no reperfilamento da avenida, com redução da faixa de rodagem e aumento das áreas pedonais, na introdução de pavimentos confortáveis e eliminação de obstáculos no percurso pedonal. O investimento da autarquia prevê também a plantação de árvores e equipamento do espaço com mobiliário urbano adequado que dê resposta às necessidades de todas as faixas etárias. Esta requalificação da Avenida D. Nuno Alvares Pereira vai implicar ainda o reordenamento o estacionamento automóvel.

O projeto que foi apresentado no âmbito da presidência aberta na União de Freguesias de Agualva e Mira Sintra, prevê, para além da requalificação da avenida, a intervenção na Praceta Armada das Índias e no acesso às Galerias Ibéricas. As intervenções vão permitir construir na Praceta Armada das Índias um espaço multiusos, criando assim uma zona de referência no contexto urbano, potenciando a estadia e o convívio intergeracional.  Já nas Galerias Ibéricas as intervenções visam solucionar a acessibilidade deste espaço, construindo rampas e acessos por escadas.

Foto: DR CMS