Menos comboios nas linhas de Sintra e Cascais

LINHA DE SINTRA | A CP indica que, em hora de ponta, os comboios com partida e destino à estação Lisboa-Rossio, vão circular de 15 em 15 minutos

Estação de comboios de Sintra | Foto: DR CMS

As linhas de Cascais, de Sintra, do Norte e do Oeste com menos comboios devido aos novos horários, segundo a CP – Comboios de Portugal, sublinhando a empresa que as alterações são temporárias.

Na linha de Sintra, até 14 de outubro, “data em que deverá ser reposta a oferta atualmente em vigor, serão realizados ajustamentos à oferta”, a CP indica que, em hora de ponta, os comboios com partida e destino à estação Lisboa-Rossio, vão circular de 15 em 15 minutos, enquanto atualmente esse espaçamento é de 10 em 10 minutos, mantendo-se “a capacidade oferecida, em número de lugares disponíveis, ao longo do dia”.

Na linha de Cascais, até 9 de setembro, dia em que “deverá ser reposta a oferta atual”, os comboios entre Cais do Sodré-Cascais e Cascais-Oeiras vão passar a circular, em hora de ponta, com um intervalo de 15 em vez dos atuais 12 minutos. Fora da hora de ponta mantém-se a atual cadência, de 20 em 20 minutos.

De acordo com a CP, na linha do Norte a alteração de oferta tem por base a necessidade de realizar ajustamentos em função das intervenções que estão em curso nesta linha, pela Infraestruturas de Portugal, as quais implicam limitações de velocidade e necessidade de descongestionamento de alguns troços da linha.

Desta situação, decorrem, nomeadamente, algumas alterações nos tempos de trajeto nos serviços Alfa Pendular e Intercidades e na oferta de comboios urbanos do Porto, nomeadamente no troço Aveiro-Gaia.

Em relação à linha do Oeste vão circular, 24 comboios por dia, com novas ligações, assegurando a CP que as alterações são temporárias e que só vigoram até novembro.

Haverá seis ligações, sendo três por sentido, entre Coimbra B e Amieira e igual número entre Amieira e Caldas da Rainha; quatro ligações, sendo duas por sentido, entre Caldas da Rainha e Lisboa-Santa Apolónia e, finalmente, oito ligações, sendo quatro por sentido, entre Caldas da Rainha – Torres Vedras – Meleças, com ligações asseguradas a Lisboa pelos serviços urbanos.

A alteração de horários da CP resulta “numa redução de cerca de quatro comboios”, mas também, segundo a empresa, “numa nova lógica de ligações”.