Começaram as obras do novo edifício do Conservatório de Música de Sintra

Com um investimento que ascende a um milhão e quinhentos mil euros, o edifício deverá estar concluído, em setembro deste ano, com inauguração a 1 de outubro, Dia Mundial da Música

Imagem do projecto de reabilitação do novo edifício do Conservatório de Sintra, em Vale Mourão

Após um processo longo, marcado por alguns contratempos, o Conservatório de Música de Sintra iniciou, no início do mês de janeiro, as obras de reabilitação do seu novo edifício, localizado em Vale Mourão, freguesia de Rio de Mouro, no concelho de Sintra.

Com um investimento que ascende a um milhão e quinhentos mil euros, o edifício deverá estar concluído, em setembro deste ano, com a inauguração marcada para o dia 1 de outubro, Dia Mundial da Música.

Adquirido pela associação em fevereiro de 2017, o edifício que se encontrava degradado e em estado devoluto, dispõe de uma área bruta de cerca de 1.500 m2 e localiza-se no centro de Vale Mourão, com bons acessos, zona de estacionamento público e carreiras de autocarro.

O projeto de remodelação, da autoria do ateliê de arquitectura Urbanprime Lda, prevê salas de pré-escolar, salas de 1º ciclo, salas para aulas de instrumento e estudo individual, coro, orquestra e de música de câmara, salas multiusos, biblioteca, refeitório e copa, área administrativa, recepção e instalações sanitárias.

Neste momento está em curso uma campanha de angariação de fundos dirigida a particulares e a empresas que desejem associar-se ao projeto e contribuir para proporcionar melhores condições de aprendizagem aos cerca de 400 alunos que todos os anos estudam Música na instituição.

Associação sem fins lucrativos

O Conservatório de Música de Sintra, associação sem fins lucrativos e de utilidade pública, com a oferta educativa alargada ao ensino regular de pré-escolar e 1º ciclo integrado com Música, desde bebés a adultos e seniores.

Com abertura prevista para setembro deste ano, o novo equipamento passa a contar também com ensino regular de pré-escolar (3 aos 5 anos) e 1º ciclo (6 aos 9 anos) com ensino integrado da Música, oferta educativa única no concelho de Sintra, cuja fase de pré-inscrições decorre até 15 de fevereiro.

O Conservatório de Música de Sintra, é uma escola de ensino artístico especializado da Música, com alvará atribuído pelo Ministério da Educação desde 1982. Funciona desde 1979 num edifício cedido pela Junta de Freguesia de Rio de Mouro.

Pré-inscriçõeshttps://www.conservatoriodemusicadesintra.org/pre-inscricoes-regular.html