O vice-presidente da Câmara de Sintra, Rui Pereira (PS), defendeu hoje a criação de um passe social “para toda a área metropolitana”.

As declarações do autarca foram feitas no Conselho Metropolitano de Lisboa lembrando ainda que as pessoas de baixos recursos têm sido atiradas “para as periferias”, com um enorme peso financeiro dos transportes públicos nos orçamentos familiares.

O presidente do conselho, Fernando Medina, defendeu também que a situação da mobilidade na Área Metropolitana de Lisboa (AML) é dos principais “obstáculos à competitividade do território”, defendendo a melhoria do transporte público nos 18 municípios da região.

Fernando Medina acrescentou que, nos concelhos mais afastados do centro de Lisboa, e da área metropolitana, se verifica “uma situação progressivamente mais injusta, e com consequências pesadíssimas do ponto de vista económico”, mas também em termos socais e ambientais.

“Para sermos rigorosos e verdadeiros não há serviço público de transportes, porque os municípios não financiam e o Estado não financia. Por isso, o que nós temos são licenças e concessões a operadores privados que fazem operações tendencialmente lucrativas”, notou o autarca.

Fernando Medina anunciou ainda que o tema será objeto de análise pelo grupo de trabalho dos vereadores dos transportes dos 18 municípios da AML, bem como de uma reunião informal de autarcas, para que possa ser concertada uma posição comum a debater em março, no âmbito de uma cimeira das autarquias das áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto.

A AML é composta pelos concelhos de Alcochete, Almada, Amadora, Barreiro, Cascais, Lisboa, Loures, Mafra, Moita, Montijo, Odivelas, Oeiras, Palmela, Seixal, Sesimbra, Setúbal, Sintra e Vila Franca de Xira.